O Dia Internacional de Consciencialização para a Gaguez assinala-se no próximo sábado, dia 22. Para desconstruir alguns mitos e dar estratégias para conversar com uma pessoa que sofre de gaguez, os estudantes da unidade curricular Fala (Fluência) da licenciatura de Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde de Leiria organizaram uma iniciativa para sensibilizar a comunidade escolar.
A “acção de sensibilização procura alertar para a importância das reacções adequadas num momento de comunicação com uma pessoa que gagueje, desmistificando algumas respostas que se foram perpetuando”, explica Ana Graça, docente do Politécnico de Leiria.
Ao falar com uma pessoa com gaguez a tendência, por vezes, é completar as palavras ou fazer comentários como “fala devagar”, “fala com calma”, “respira”. Nada mais errado, assegura Ana Graça. “Embora possam ter boa intenção, estes conselhos deixam a pessoa ainda mais consciente da disrupção na comunicação e podem ser inúteis. O mais adequado é dar o tempo necessário para a pessoa que gagueja comunicar e transmitir a sua mensagem”, explica, alertando para que não se interrompa quem está a falar.
Segundo a docente, a gaguez é uma “condição neurobiológica, relacionada com o planeamento e produção da linguagem e da fala”. Por vezes, as reações emocionais e cognitivas escondidas podem ter um impacto adverso na qualidade de vida de quem gagueja.
Faz o teste
- Não fazer comentários como “fala devagar”, “fala com calma”, “respira”. Embora possam ter boa intenção, estes conselhos deixam a pessoa ainda mais consciente da disrupção na comunicação e podem ser inúteis. O mais adequado é dar o tempo necessário para a pessoa que gagueja comunicar e transmitir a sua mensagem (independentemente da forma como o faz).
- Em linha com o aspeto anterior, não se deve tentar adivinhar ou terminar as palavras ou frases da pessoa que gagueja. Uma estratégia elementar para uma boa comunicação é saber esperar a nossa vez e não interrompermos quem está a falar.
- Durante a comunicação com a pessoa que gagueja deve manter-se o contacto ocular de forma natural, demonstrando que se está a ouvir a pessoa e que há interesse na comunicação.
- Se necessário, poderá pedir-se a repetição ou reformular-se a informação transmitida pela pessoa que gagueja, de forma a confirmar que a mensagem foi bem recebida e minimizar as falhas na comunicação.
- Para diminuir a pressão na comunicação, o interlocutor pode reduzir a velocidade de fala e fazer mais pausas. Deve fazê-lo de uma forma que não pareça artificial.