A Rádio Renascença anunciou hoje que o cónego Paulo Franco foi nomeado para a presidência do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia, pelo Patriarcado de Lisboa.
Natural da vila da Benedita, concelho de Alcobaça, o novo responsável pelo grupo de comunicação de inspiração católica tem de 51 anos e é cónego do Cabido da Sé de Lisboa desde 2017.
Irá presidir ao conselho de gerência do Grupo Renascença Multimédia. Ao seu lado, como vogais manter-se-ão José Luís Ramos Pinheiro e Ana Martins Braga.
A tomada de posse do novo presidente, que ocupará o cargo que era de D. Américo Aguiar, bispo eleito de Setúbal, está marcada para o dia 10 de Outubro.
A Renascença revela ainda que Paulo Franco é pároco do Parque das Nações desde 2005 e director do Secretariado de Acção Pastoral do Patriarcado de Lisboa.
Assumiu um papel importante na organização da última Jornada Mundial da Juventude como membro da direcção Logística do Comité Organizador Local da JMJ Lisboa 2023.
Em 2020, concluiu a licenciatura canónica em Direito Canónico, na Universidade Católica Portuguesa, sendo desde essa altura juiz diocesano do Tribunal Eclesiástico do Patriarcado de Lisboa.
Foi ordenado sacerdote em 199 e passou pelas paróquias do Milharado, Vila Franca do Rosário, Gradil, e Marvila, e foi vigário em Mafra.
Entre 2005 e 2014, foi assistente regional de Lisboa do Corpo Nacional de Escutas, e da Cáritas Diocesana de Lisboa, de 2010 a 2018.