Violina, viola de arco, violoncelo e contrabaixo de cordas são os protagonistas do novo projecto da Escola de Artes da Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP). O laboratório dedicado inteiramente a cordas friccionadas chama-se CordasLab e destina-se a crianças entre os 9 e os 12 anos de idade que já estejam a estudar o instrumento. Vai realizar-se todas as quintas-feiras, entre as 18 e as 19 horas, na sede da instituição.
“Foi idealizado a pensar nos nossos alunos, por forma a ajudá-los a serem melhores músicos e melhores pessoas”, refere o director pedagógico da Escola de Artes da SAMP, Simão Francisco. “A ideia é promover desde cedo o fazer música em conjunto, permitindo a criação de diferentes momentos que levem o aluno a apaixonar-se mais pela arte dos sons, construindo laços e pontes com outros colegas e percebendo a magia de fazer música com o outro”.
A par do CordasLab – que será orientado pelo professor Fábio Pascoal –, a SAMP tem a funcionar desde o início do ano lectivo o Laboratório Coral, para participantes entre os 13 e os 18 anos, às terças-feiras, em que o objectivo passa por formar um novo grupo coral constituído apenas por jovens.