Como aconteceu com tantos portugueses, a vida de Sandra Carapinha tem um antes e um depois da crise que levou à recente intervenção da Troika em Portugal. Nascida nos EUA, mas desde pequena radicada nas Caldas da Rainha, decidiu mudar-se com a família para a Califórnia em 2011.
Para trás, deixou uma carreira na publicidade e no marketing, para abraçar um projecto de ensino da Língua Portuguesa, um dos idiomas mais falado no mundo. Além de aulas online, tem um canal no YouTube, com mais de 12 mil seguidores, dedicado à aprendizagem do Português.
Licenciada em Publicidade e Marketing, Sandra Carapinha trabalhou, durante vários anos, em agências e ateliers de design como supervisora de contas para marcas como a Nestlé, Visa, TV Cabo, Águas das Pedras, Lactogal ou Vitalis. Mas o ano de 2011, revelou-se um momento de viragem.
A situação económica complicada que o País atravessava e a “insatisfação” profissional, associada a uma fase difícil a nível pessoal com o falecimento da mãe, levaram Sandra Carapinha e o marido a decidir que era “uma boa altura” para começar uma nova vida, fora de Portugal. A opção recaiu no país que a viu nascer e na Califórnia, onde vivia uma irmã.
Paixão pela Língua de Camões
Após andar uns tempos “perdida profissionalmente”, Sandra Carapinha acabou por encontrar na Língua Portuguesa uma nova paixão. “Ensinar um idioma e compartilhar sua cultura com um grupo diversificado de estudantes internacionais é uma experiência muito gratificante”, afirma. Começou por dar aulas particulares a estrangeiros e, como a procura se revelou tanta, repensou o modelo, com a aposta no online.
Em 2018, lançou o projecto Learn European Portuguese Online, que conta actualmente com oito professores, incluindo a fundadora, que leccionam aulas online, sobretudo para estrangeiros que querem morar ou já residem em Portugal, para luso-descendentes espalhados pelo mundo, pessoas que querem fazer turismo no País ou que têm curiosidade sobre a nossa língua.
“Há muita gente a querer aprender português neste momento e é maravilhoso poder ajudar tantos a fazê-lo”, diz Sandra Carapinha que, para fazer chegar o projecto a mais pessoas, dinamiza também um canal no YouTube, que conta com mais de 12 mil seguidores, sobretudo nos EUA, Portugal, Brasil, Reino Unido e Canadá. Através dessa plataforma, o projecto tem já disponíveis “mais de 150 vídeos” com conteúdos sobre a Língua Portuguesa, desde a pronúncia à gramática, passando por vocabulário, expressões úteis, calão e cultura portuguesa, entre outros temas.
O projecto inclui também um clube de leitura, para “ajudar a divulgar” autores portugueses. A residir em Santa Mónica, na Califórnia, Sandra Carapinha – filha de Carapinha, antigo jogador do Caldas Sport Clube – não esquece a ligação que tem a Caldas da Rainha, terra natal da família da mãe e onde os pais geriram um café depois de regressarem dos EUA. É, por isso, frequente fazer referências à cidade onde cresceu e estudou nos seus vídeos.