A Santa Casa da Misericórdia da Redinha, no concelho de Pombal, vai alargar as suas respostas sociais e construir uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas. Fundada em 1642 e Instituição Particular de Solidariedade Social desde 19866, a Irmandade da Misericórdia da Redinha dispõe actualmente de duas respostas sociais: o centro de dia (com 25 utentes) e o serviço de apoio domiciliário, que presta apoio a 28 idosos, explica Sílvia Lourenço, directora técnica da instituição.
Mas o objectivo, adianta a directora, passa por “alargar a capacidade das respostas sociais já existentes, complementando- -as com a resposta de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas”.
Sílvia Lourenço salienta que esta resposta “não existe na freguesia e a institucionalização tem vindo a ser garantida em freguesias distantes”, o que “promove um desenraizamento da pessoa idosa”, numa fase da vida [LER_MAIS]nem sempre fácil. Posto isto, adianta, “actualmente encontramo-nos em fase de negociação do terreno para edificar o novo Complexo Social da Redinha”.
Contactada pelo nosso jornal, Ana Cabral, vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara de Pombal, nota o envolvimento da Câmara neste projecto, na procura de um terreno apropriado, e reconhece a necessidade premente de adoptar valências deste género naquela freguesia.