Com a suspensão das missas com a presença de fiéis, o Santuário de Fátima vai retomar a transmissão online de cinco celebrações diárias, de segunda a domingo, através dos meios de comunicação social e digital.
Num comunicado, a instituição adianta que transmitirá diariamente três missas (às 11:00, às 12:30 e às 15:00 horas – e dois momentos de oração do terço, às 18:30 e 21:30 horas, a partir da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, numa parceria com a TV Canção Nova Portugal.
Estas celebrações poderão ser seguidas através do site do Santuário (www.fatima.pt), da sua página no facebook e do seu canal youtube, bem como do MEOKanal, posição 707070.
Citado por aquela nota de imprensa, o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, lamenta o regresso desta situação de confinamento, que considera “dolorosa, mas necessária” e promete que Fátima se fará presente na vida de cada um.
“Sabemos que não é o mesmo podermos estar presentes fisicamente ou podermos acompanhar pela televisão, mas essa é a forma possível que temos agora de participar e, por isso, queremos estar presentes convosco a atravessar este momento difícil”, afirma o padre Carlos Cabecinhas numa mensagem aos peregrinos.
Nesse texto, o reitor diz ainda que “este é um momento em que é preciso reforçar a nossa esperança” e de acreditar que, embora estejamos a viver “momentos dramáticos”, “também sabemos que não os vivemos sozinhos”.
O sacerdote anuncia ainda que, em cada dia, no Santuário, se rezará “pelo fim da pandemia, pelas vítimas directas e indirectas, e pelos cuidadores, médicos, bombeiros, enfermeiros, auxiliares e familiares”.
“São momentos difíceis, mas são momentos em que queremos fortalecer a nossa esperança e, por isso, queremos ajudar-vos a confiar cada dia as dificuldades, dores e sofrimentos nas mãos de Maria que aqui, neste lugar, apresentou o seu Coração Imaculado como nosso refúgio”, conclui o reitor do Santuário de Fátima.
À semelhança do anterior confinamento, e enquanto vigorarem as medidas previstas no Estado de Emergência, todos os espaços de acolhimento de peregrinos- informações, espaços museológicos e comerciais- permanecerão encerrados.