A primeira grande peregrinação do ano ao Santuário de Fátima, a 12 e 13 de Maio, será presidida pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.
Esta é a segunda vez que o chefe da diplomacia da Santa Sé estará na Cova da Iria como presidente de uma grande peregrinação, função que desempenhou em 2016, nas celebrações do 13 de Outubro, a última peregrinação internacional aniversária que precedeu a deslocação do Papa Francisco a Fátima, em Maio de 2017.
Cardeal desde 2016, Pietro Parolin recebeu a ordenação episcopal das mãos do Papa Bento XVI, em Setembro de 2009. Em 2013, o Papa Francisco nomeou-o secretário de Estado do Vaticano e, ainda nesse ano, foi chamado a fazer parte da Congregação para os Bispos. Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo em 12 de Outubro de 2016.
Esta sexta-feira, o Santuário de Fátima anunciou também o nome do presidente da peregrinação de Julho: D. Delfim Gomes, bispo auxiliar de Braga, o último sacerdote português a ser ordenado bispo em Portugal, em Dezembro último.
Em Agosto, quando a Cova da Iria recebe a Peregrinação Nacional dos Migrantes, as celebrações serão presididas por D. Filomeno do Nascimento Dias, arcebispo de Luanda (Angola).