Entre autarquias, serviços municipalizados e empresas concessionárias, foram sete os prestadores de serviços distinguidos, este ano, com o selo de “qualidade exemplar” de água para consumo humano.
Atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), o galardão foi entregue aos Municípios do Bombarral, de Óbidos, da Marinha Grande e de Porto de Mós, bem como aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Caldas da Rainha e às empresas Águas do Lena, que presta serviço na Batalha, e Be Water – Águas de Ourém.
A nível nacional, a ERSAR premiou 93 entidades com este selo de qualidade, cuja entrega decorreu esta semana.
Na ocasião, foram também atribuídos os galardões referentes ao ano transacto, com as Águas do Lena e a Be Water – Águas de Ourém, os SMAS de Caldas da Rainha e as Câmaras da Marinha Grande e do Bombarral a repetirem a distinção.
Os prémios relativos à edição de 2020 distinguiram também os municípios de Ansião, de Pombal e de Pedrógão Grande e os SMAS da Nazaré.
A ERSAR explica que o indicador água segura “pondera o número de análises exigidas pela legislação em vigor”, sendo que, entre mais de meio milhão de análises realizadas em 2020, “o cumprimento dos limites da qualidade manteve-se nos 99 %”. Ou seja, “num nível de excelência, sustentado por normas legais exigentes e por um acompanhamento rigoroso e coordenado dos diferentes actores no processo”