Serenata, hip hop, funk, cortejo académico entre outras surpresas marcam o regresso da Semana Académica de Leiria, após dois anos de interregno devido à pandemia de Covid-19. Entre 24 e 30 de Abril, as associações de estudantes do Politécnico de Leiria prometem muita animação, sem esquecer a responsabilidade relacionada com o consumo de álcool ou de drogas. Por isso, a Cruz Vermelha deverá orientar uma acção para falar sobre estes temas, no sentido de sensibilizar os jovens.
Joel Rodrigues, presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, refere que também vão convidar a PSP a participar numa “dinâmica” de sensibilização dos jovens para não conduzirem se beberem.
Ainda para permitir a participação em festa sob o menor risco, a organização tem estado em conversações com o Município de Leiria para que seja disponibilizada uma carreira Mobilis para quem necessite de transporte no final dos concertos, que irão decorrer junto à empresa Caiado.
Confirmadas estão já as presenças de Jorge Guerreiro, Karetos, Baile das Novinhas, Xtinto, DJ Mello, Hot Crazy Boys, A partir Tudo, com Carlos Caldas, David Antunes, Xico da Tina, entre outros nomes.
Joel Rodrigues elege a serenata como um dos momentos altos da Semana Académica, que deverá decorrer junto à Sé. “Apesar das obras, estamos em conversações com a câmara para que seja lá. É um momento muito bonito, com significado. É quando os caloiros vão trajar pela primeira vez e se realiza a cerimónia do traçar da capa”, adianta.
O desfile académico, cujo tema deste ano é Portugal, é outra das marcas desta semana estudantil. Os jovens vão passear pelo centro da cidade os carros que construíram, num percurso que se inicia na ESTG e termina no Jardim Santo Agostinho, com passagem pela Av. Combatentes da Grande Guerra e pela rotunda do ‘sinaleiro’.