Em dois anos de actividade, o Serviço Municipal de Vigilância Ambiental (SMVA) da Câmara de Leiria registou “mais de mil” ocorrências, informa a autarquia. Do número total, 694 reportam ao último ano, com destaque para intervenções que envolveram a vespa asiática.
Das 694 ocorrências registadas em 2022 cerca de 80% (555) são situações relacionadas com a vespa velutina, “incluindo 113 casos de falso alarme”. Segundo uma nota de imprensa da autarquia, as restantes ocorrências reportaram casos de obstrução de linhas de água, perigo de inundação, deposição indevida, poluição e descargas no solo e pragas e doenças.
No primeiro ano de actividade do SMVA, que iniciou funções em Fevereiro de 2021, cerca de 38% das ocorrências contabilizadas estiveram relacionadas com más práticas de deposição de resíduos e 22 com viaturas abandonadas.
Já no presente ano, os dados referentes a Janeiro indicam que “a predominância das ocorrências manteve-se sobre a vespa velutina, tendo o serviço registado 39 casos, o que representa 72% do total de situações (54)”, informa uma nota de imprensa da câmara
Citado naquela nota de imprensa, o vereador do Ambiente, Luís Lopes, considera que “o balanço é extremamente positivo, porque, em apenas dois anos, o SMVA conseguiu já alcançar um nível bastante elevado de proximidade com a população, de visibilidade e de credibilidade, numa área em que a exigência de respostas e de actuação é muito elevada”.
“Apesar de termos ainda um longo caminho, temos conseguido desenvolver um trabalho muito eficiente e eficaz na prevenção, monitorização, vigilância e resposta às ocorrências”, acrescenta o vereador.
Além de acorrer às denúncias feitas pelos munícipes, o SMVA efectua trabalho de vigilância de linhas de água e da zona hidroagrícola do Vale do Lis, com vista “à dissuasão e detenção e de infracções ambientais”, e participa vistorias a explorações pecuárias.
A comunicação de ocorrências pode ser feita através da aplicação do Município de Leiria, preferencialmente, do email smva@cm-leiria.pt ou dos contactos 244 845 644 e 964 822 467 (WhatsApp).