Há uma luz ao fundo do túnel no que ao futuro do Sol Leiria diz respeito. Quase 15 anos depois da última, voltou a realizar-se uma reunião de condomínio que, segundo o JORNAL DE LEIRIA apurou, contou com a participação de proprietários de “mais uma centena” de fracções. Em cima da mesa, está a possibilidade de mudança de uso do edifício de centro comercial para habitação e/ou serviços.
“Discutiu-se a possibilidade de alterar a actividade do espaço. Não houve decisões, mas ficou marcada uma nova reunião, a realizar em Janeiro”, avança Joaquim Paulo Conceição, administrador do Grupo Nov, que detém boa parte das fracções do Sol Leiria. Segundo o representante deste grupo empresarial, o objectivo é “agregar vontades”, de forma a encontrar uma solução para o edifício, que está fechado há cerca de 25 anos.
Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, junto de um outro proprietário, na reunião, realizada na passada semana, também foi discutida a possibilidade da “venda agrupada” das fracções a um investidor que possa surgir.
“Podemos estar perante um novo começo para o Sol Leiria”, admite o presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, que esteve presente na reunião, já que o município detém uma fracção no local. O autarca entende que “não fará muito sentido insistir na vertente comercial” do espaço, pelo que será mais vantajoso apontar para outro tipo de opções, que vão ao encontro das necessidades do mercado.
“Existe um aumento de procura de escritórios e, com o incremento da população, o sector do imobiliário está também em crescimento. É o momento adequado para iniciar uma nova estratégia, abrindo o leque de opções”, defende.
Ao longo dos 25 anos em que o Sol Leiria tem estado fechado, as poucas tentativas para o viabilizar esbarraram na falta de consenso entre os proprietários dos mais de 100 espaços comerciais. Chegou a ser elaborado um estudo de viabilidade económica, que apontava a necessidade de alterar o interior do edifício, com o melhoramento das lojas, a criação de salas de conferência e de uma área restauração, mas nada disso avançou.