Quando forem 20:23 horas deste domingo, dia 23, os sinos das igrejas da diocese de Leiria-Fátima vão tocar, para assinalar o momento em que permanecerá a faltar 100 dias para o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá de 1 a 6 de Agosto em Lisboa.
Para marcar a data, o Comité Organizador Local da JMJ desafia “todas as igrejas do país a unir-se, à mesma hora, em comemoração, e tocar os sinos para assinalar esta data vivida, com muita alegria e originalidade”.
A par desta iniciativa, o COL sugere que os monumentos portugueses iluminem as suas fachadas com os núcleos da JMJ e da bandeira portuguesa, para celebrar a “Hora JMJ”.
Símbolos percorrem diocese
Já em Maio, os símbolos da JMJ – Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani – irão percorrer a diocese, passando por cada uma das vigararias, terminando a sua peregrinação, no dia 31, em Porto de Mós, onde serão entregues à diocese de Santarém.
Em comunicado, o Comité Organizador Diocesano da JMJ adianta que, cada vigararia está a preparar o seu programa, para a recepção dos símbolos, mas destaca alguns dos momentos previstos. Um deles, terá lugar no dia 30 de Abril, na Sé de Leiria, onde, a partir das 20 horas, decorrerá a recepção aos símbolos, vindos de Coimbra, seguida de uma caminhada até ao cimo do monte do Santuário de Nossa Senhora da Encarnação .
No dia 4 de Maio, será inaugurado um mural na cidade de Leiria, dedicado à JMJ, que será criado na rua João Soares, próximo da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.
A Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora serão também integrados na Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de M aio , no Santuário de Fátima. “Serão uma presença visível no altar do mundo na procissão de velas e na celebração do dia 13 e permanecerão durante toda a noite a acompanhar os jovens durante uma vigília nocturna”, adianta o comunicado do Comité Organizador Diocesano
A cruz peregrina, com 3,8 metros e feita em madeira, e o ícone de Nossa Senhora, entregue pelo Papa São João Paulo II aos jovens em 1984 e 2003, estão em peregrinação pelo País desde novembro de 2021 até julho de 2023. Já passou em 18 das 21 dioceses portuguesas.
Com 3,8 metros de altura, a Cruz Peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou aos cinco continentes e a quase 90 países. Tem sido encarado como um verdadeiro sinal de fé.