É já na próxima quinta-feira, 22 de Julho, que arranca, em Óbidos, a Semana Internacional de Piano (SIPO) 2021.
Após 25 anos de existência, a SIPO celebra as bodas de prata com a presença dos norte-americanos Eugen Indjic e James Giles, pianistas de renome internacional e com um dúzia de pianos espalhados pela vila.
Eugen Indjic foi o vencedor do primeiro prémio dos concursos de piano de Varsóvia, Leeds e Tel Aviv e é o solista mais jovem a fazer parte da Boston Symponhy Orchestra. Já James Giles ganhou vários prémios e é director do programa de pós-graduação de piano da Northwestern University, de Illinois.
A programação conta com 14 concertos que serão realizados no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no Auditório Municipal de Óbidos, na Igreja de Santa Maria de Óbidos, em Alcobaça, e no Museu do Oriente, em Lisboa. A novidade deste ano é a inclusão do estilo Jazz, com um concerto do Trio Mário Laginha.
A iniciativa conta com uma série de master classes e com a hipótese de o participante ganhar o prémio Antena 2/ACI, no valor de mil euros.
Como sublinha, em comunicado, a directora artística do evento Manuela Gouveia, “as master classes constituem um importante momento deste evento, onde é dada formação especializada e de elevado nível a alunos de piano dos quatro cantos do mundo que estão a concluir a sua formação ou no início da sua carreira profissional”.
Nesse sentido, estarão espalhados pela vila 12 pianos para a execução das mesmas, entre 23 e 29 de Julho.
Estas oficinas contam com a presença do pianista e professor espanhol Josep Colom; e, entre 28 de Julho e 9 de Agosto, de cinco professores dos Estados Unidos, França e Portugal: Boris Berman, James Giles, Manuela Gouveia, Eugen Indjic e Artur Pizarro.
Sendo o único grande evento cultural em Óbidos deste Verão, a SIPO é alvo de grandes expectativas a nível económico e turístico.
Nestes dias, é esperada a presença de centenas de pessoas, e devido às regras de mitigação da pandemia da Covid-19, a organização lembra que é necessário assegurar condições sanitárias necessárias para a segurança de todos.