Três épocas depois, a equipa de andebol feminino da SIR 1.º de Maio/ADA CJB estará de regresso às competições europeias. A equipa da Marinha Grande assegurou o apuramento para a EHF European Cup, no início de Maio, após garantir o 4.º lugar na 1.ª Divisão.
“Este era um objectivo ambicioso, que esteve sempre presente desde o início, mas que foi ganhando mais força com o desenrolar do campeonato e percepção de que outros objectivos estavam praticamente atingíveis e cumpridos”, refere Bruno Nunes, vice-presidente da SIR 1.º de Maio.
Para o responsável, o segredo para o sucesso foi “a resiliência do grupo e a integração de atletas da formação, sobretudo no processo de treino”. “Não havendo possibilidade de ter todas as atletas seniores sempre disponíveis para treinar e jogar, o mais importante foi rotinar alguns processos mais simples, dar uma maior dimensão física ao treino e fazer as jogadoras acreditarem na sua qualidade”, explica, enaltecendo a entrega das atletas.
[LER_MAIS]
“Não é fácil para um grupo de trabalho totalmente amador, chegar ao fim de um dia de trabalho e ter a disponibilidade mental e física para treinar e se superarem. Mas foi o que estas atletas fizeram e no final tiveram o merecido prémio”, salienta.
Nas palavras do vice-presidente, o balanço da época é “extremamente positivo, tendo em conta as condicionantes associadas à mudança da direcção do clube numa fase de transição de época desportiva e da situação financeira encontrada”, sem esquecer as “atletas indisponíveis devido a lesões e motivos profissionais”.
Na próxima época os objectivos passam por “conseguir reforçar o grupo em várias vertentes”, para fazer um “campeonato mais competitivo” e “cumprir o plano de curto/ médio prazo”. “A classificação alcançada este ano é a referência base, mas temos também outras pretensões em competições nacionais. A nível internacional estamos cientes das dificuldades, ainda para mais numa equipa amadora, mas tentaremos ir o mais longe possível.”
Equipa masculina sobe à 2.ª Divisão
A equipa masculina da SIR 1.º de Maio esteve também em destaque esta época, ao garantir a subida à 2.ª Divisão. “A avaliação é muito positiva. À semelhança da equipa feminina, também houve muita dificuldade com o arranque da época e o principal objectivo esteve sempre bem definido. Ficamos muito felizes que, com o decorrer da época, também se tenha integrado atletas da formação nos trabalhos da equipa e é muito meritório este resultado para todos os atletas e equipa técnica”, destaca o vice-presidente.
Na segunda fase do campeonato, a equipa garantiu o 1.º lugar do seu grupo, o que lhe valeu a subida à 2.ª Divisão na próxima época. Para já, com a época 2022/2023 ainda a decorrer, o foco está na fase final da 3.ª Divisão. “É nesse objectivo que estamos a trabalhar e concentrados, pois queremos ser campeões nacionais.”
A fase final inicia-se hoje, com a SIR 1.º de Maio a enfrentar a Esfera Andebol Masters, pelas 20:30 horas. Segue-se, no sábado, às 16:00 horas, a partida contra a AA Águas Santas B e, no domingo, pelas 17:00 horas, o último jogo, contra o FC Gaia B.