O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) apresentou o “Skills4Digital”, iniciativa que oferece cursos gratuitos a jovens e adultos que desejem desenvolver ou reforçar as suas competências digitais, anunciou ontem a institutição em comunicado.
“Até Junho de 2026, prevê-se a participação de cerca de 1400 jovens e adultos nas 20 formações propostas, que estão organizadas em módulos curtos e acessíveis. Os cursos, que conferem entre um a três ECTS em formato de microcredenciais, são essencialmente práticos, respondendo às reais necessidades do mercado e das organizações, adaptados a públicos-alvo com formação de base não tecnológica”, explica, na mesma nota, Carlos Rabadão, presidente do IPL.
Esta iniciativa destina-se a qualquer pessoa a frequentar um curso de ensino superior ou aos diplomados de uma área não CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), bem como a profissionais já inseridos no mercado de trabalho, incluindo professores dos ensinos básico e secundário que pretendam prosseguir a carreira de docência nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
As formações incluem Cibersegurança; Colaboração, Gestão e Produtividade Digital; Data Science; Desenvolvimento Rápido de Aplicações de Software; Transformação Digital e Tecnologias Emergentes; Práticas Pedagógicas Inovadoras para o Ensino da Informática, entre outras.
O “Skills4Digital” é coordenado por Ricardo Martinho, pró-presidente do Politécnico de Leiria, que disse desejar que o ‘Skills4Digital’ seja”provocador da modernização da oferta formativa da instituição, acrescentando outros formatos de oferta de conhecimento à comunidade”.
A iniciativa foi concebida no âmbito de um consórcio liderado pelo IPL e constituído por um conjunto de 13 parceiros, entre eles a NERLEI CCI – Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria, os municípios de Leiria, Pombal, Caldas da Rainha e Torres Vedras, a Startup Leiria, e empresas e instituições nacionais e internacionais.
Integrado no ‘Investimento Impulso Mais Digital’ e da submedida ‘Reforço das Competências Digitais’, conta com um financiamento de 1,5 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência.
Pode consultar aqui os cursos “Skills4Digital”