A Socem projecta investir cerca de 8,5 milhões de euros na criação de uma nova fábrica em Pombal, nas imediações da Maxiplás, unidade também detida pelo grupo sediado na Martingança, no concelho de Alcobaça.
Luís Febra, administrador do grupo, adianta ao nosso jornal que a nova fábrica surge no âmbito da participação da Socem numa agenda mobilizadora do Plano de Recuperação e Resiliência, liderada e pela Bosch Termotecnologia.
A futura fábrica irá dedicar-se ao desenvolvimento de painéis plásticos com sensorização touch e [LER_MAIS]deverá avançar em 2025, integrada na área de expansão do Parque Industrial Manuel da Mota, refere Luís Febra.
O objectivo é fabricar componentes para equipamentos para casa, mais concretamente sistemas de aquecimento central.
Ainda sem dados concretos sobre o número de colaboradores que deverão formar a equipa da nova fábrica, já é certo que os produtos serão destinados a exportação, numa primeira fase para mercados da Europa.
Durante a apresentação pública da agenda mobilizadora Illiance, Socem vai criar nova fábrica em Pombal que decorreu no passado dia 15 de Novembro, nas instalações da Bosch Termotecnologia, em Aveiro, foi salientado que a agenda integra um consórcio de 29 entidades, das quais 17 empresas, nove ENESII (entidades não empresariais do sistema de I&I), dois clusters e uma associação.
A agenda tem por meta “a neutralidade carbónica associada ao sector dos edifícios, por meio de uma abordagem que se baseia no desenvolvimento de tecnologias complementares associadas a três pilares fundamentais: saúde, conforto e sustentabilidade”, nota ainda.
Segundo a ficha de projecto da agenda Illiance, em causa está um investimento elegível de 116 milhões de euros, com apoio financeiro de quase 56,7 milhões de euros. Com início a 1 de Outubro de 2021, o projecto deverá estar concluído a 31 de Dezembro de 2025.