O projecto social SPEAK da organização Share Your World, de Leiria, foi o vencedor da 8.ª edição do Prémio AGIR, da REN.
A edição deste ano do galardão foi dedicado à Inovação Social na resposta à pandemia da Covid-19.
A proposta do SPEAK passou pela criação de “uma plataforma que ajuda a resolver o problema da exclusão social de migrantes e refugiados através da aprendizagem de uma língua e da criação de uma rede informal de apoio social”.
Em segundo lugar ficou a iniciativa CoAction Against Covid-19, um projecto do ProChild CoLAB, que promove, em tempo de pandemia, o bem-estar e a saúde mental de crianças e famílias do Município de Guimarães.
A Escola Profissional de Aveiro, com a integração de alunos provenientes de um contexto problemático numa Equipa de Socorro, alcançou o terceiro lugar do Prémio AGIR.
Lançado em 2014, já captou mais de 48 mil pessoas. Até Março de 2020, data do início da pandemia e dos confinamentos, os grupos de línguas eram presenciais e permitiam a criação de laços entre os buddies – as pessoas que ajudam outros a aprender uma língua -, porém, desde então, passou a ser digital.
Primeiro através de um site e, depois, por uma app, o que permitiu alargar a acção do programa que, actualmente, está presente em 24 cidades, e 12 países.
Pelo projecto já passaram mais de 3.000 buddies, de 126 nacionalidades, dos quais dois mil são migrantes, refugiados e cidadãos nacionais.
O Prémio AGIR permitirá à a Share Your World desenvolver uma segunda versão da aplicação com mais funcionalidades, mais eficaz e eficiente, mais intuitiva e de fácil utilização para os seus utilizadores.
A REN já definiu que o tema da próxima edição do Prémio AGIR, será Promoção do meio ambiente, biodiversidade e combate às alterações climáticas.