Começou a correr pelo “clube do coração” há muitos anos. “Quando cheguei a Pombal, nem sabia que havia futebol e vi pela primeira vez um pelado”, recorda, entre risos, quem já estava habituado a jogar na relva, em França.
Passaram mais de duas décadas, João Pinto tem quase 40 anos e nem isso o impede de continuar a fazer o que lhe “dá vida”. “Eu nunca gostei muito de treinar, e todos os treinadores souberam isso, mas ao domingo, a partir da hora da concentração, o cérebro começa a funcionar e o corpo a fervilhar”, descreve.
Já fez uns treinos noutros clubes, no último ano até esteve afastado dos relvados, mas assume que acaba sempre por voltar “a casa”.
“O Sporting Clube de Pombal é o clube onde cresci e, independentemente das pessoas que passem por cá, o amor pelo clube é sempre o mais importante”, sublinha, com um percurso que se confunde com a história dos ‘Leões do Arunca’.
E apesar de já terem atravessado períodos menos bons, garante, neste momento “há vários motivos para festejar”.
No mês em que o Sporting Clube de Pombal celebra o seu centenário, assinalado no próximo dia 20, festeja-se também a passagem à terceira eliminatória da Taça de Portugal. São uma das duas equipas da região que resistem na prova rainha do futebol português e esperam os sorteios onde passam a entrar os ‘grandes’.
No início da semana ainda não eram conhecidos os próximos jogos, mas não se escondia a possibilidade de acolher um desafio grande nas próximas fases. “Eu sou Sportinguista, mas claro que gostava de jogar contra o Sporting e garanto que ia fazer de tudo para ganharmos”, afirma João Pinto, convicto de que “seria um jogo especial, com outro impacto e uma motivação maior”.
Até porque, como sublinha o presidente, “são os sonhos que alimentam a vida”. “Temos muitos adeptos que não são do Sporting, mas atendendo que até fomos uma filial no passado, seria magnífico”, acrescenta António Sintra, confiante nos acasos bonitos desta história.
E recorda, por exemplo, a recente ajuda do destino para marcar um encontro com a União de Tomar em alusão ao primeiro jogo para a filiação à ‘casa mãe’ realizado há vários anos com o Sporting de Tomar. “Não foi possível marcar esse encontro, mas depois calharam-nos na Taça de Portugal. Podíamos ter essa sorte com o Sporting, era uma verdadeira prenda de aniversário de centenário”, diz.
Uma hipótese que, no entanto, divide um pouco o treinador que chegou há poucas semanas, construiu uma equipa praticamente de raiz e tem trabalhado para cimentar as conquistas do clube.
“Eu preferia que conseguíssemos ter uma equipa acessível para seguirmos em frente, mas se isso não acontecer, que venha um grande porque pelo menos ajudava o clube financeiramente e era um prestígio para todos”, justifica Pedro Solá, de 45 anos.
A liderar uma equipa onde, garante, não falta “foco, ambição e muita competência”, não duvida que “há condições para crescer e voltar rapidamente aos nacionais”.
Um ano de festa
O centenário do Sporting Clube de Pombal tem sido assinalado com diversas iniciativas que culminam no dia 21 com um jantar.
“Celebramos a história, sem esquecer as pessoas que fundaram o clube, os sócios, os patrocinadores e a Câmara Municipal que muito nos têm ajudado, e todos os ex-dirigentes que foram importantíssimos para que o Pombal pudesse ter este percurso”, afirma o presidente.
Comprometido em “continuar a trabalhar em prol do engrandecimento do clube”, António Sintra orgulha-se de ter o emblema “bem vivo”, apesar de “não ser fácil lidar com os problemas que os pequenos clubes têm”.
Dedicado a esta causa há mais de quatro décadas, primeiro como jogador e treinador, e depois de um interregno como dirigente, defende “o papel social do clube no concelho” e mostra-se “contente com o trabalho desenvolvido com os jovens da terra”. Para a história ficam as épocas com atletismo e futsal, num clube que agora firma a aposta exclusiva no futebol.
Com perto de duas centenas de atletas, conta com a equipa principal e todos os escalões de formação em futebol masculino.
Nota acrescentada posteriormente: o sorteio da 3.ª eliminatória, realizado na terça-feira ao final do dia, definiu que o Sporting Clube de Pombal vai a Sintra enfrentar o Pêro Pinheiro. Já o Caldas SC, recebe o Benfica. Ver notícia neste link.