Os mais familiarizados com a história da música pop britânica que nos deu nomes como The Clash, Joy Division, Happy Mondays ou New Order, perceberão a comparação. Pelo Beat, de Leiria, passaram muitos dos nomes que ficarão para sempre, indelevelmente, ligados à música produzida na cidade. Com o encerramento do espaço há cerca de dois anos, temeu-se que Leiria tivesse perdido, para sempre, o local onde o público podia conhecer os talentos emergentes, não apenas da região, mas a nível nacional.
Passado esse tempo, no mesmo sítio, vai nascer o Stereogun, um projecto que promete abrir as portas à música, ao teatro e até ao standup, dança e performance. O espaço está a ser reconstruído e remodelado, estando dotado de condições técnicas para ser mais uma sala de espectáculos de eleição da cidade.
“Será um local aberto à cultura, mas que também terá diversão nocturna e uma vertente lúdica. Poderá acolher bandas internacionais em digressão que, devido à taxa de ocupação dos equipamentos culturais de Leiria, não poderiam actuar na cidade", revela Carlos Matos, um dos responsáveis à frente do projecto, e promete uma programação "muito cuidada e arrojada".