Deixou de ser necessário sair de casa carregado de mantimentos para passar o dia na praia, para acampar num festival ou para assistir a uma actividade desportiva.
Qualquer que seja a circunstância, já é possível encontrar roulotes e camiões- bar, com oferta cada vez mais diversificada de comida saborosa, servida com simpatia e a preços competitivos.
Os negócios de street food têm proliferado na região, com menus para todos os gostos e dietas.[LER_MAIS]
A Tasquinha da Ana é um dos casos de sucesso. Ana Santos, natural da Maceira (Leiria), deixou o emprego na indústria de plásticos, onde já acusava sinais de desgaste profissional, e lançou-se num negócio por conta própria.
Sabia que gostava do contacto com o público e estava certa de que poderia partilhar a sua paixão pela comida. Com estas duas premissas, Ana Santos, aventurou-se na inauguração de uma primeira roulote de street food, há quatro anos.
A primeira Tasquinha da Ana funciona no Mercado Municipal da Maceira, de terça-feira a sábado. A segunda Tasquinha da Ana foi pensada para acompanhar eventos e tem seguido campeonatos de drift na zona Centro do País. O terceiro quiosque foi inaugurado na semana passada, no parque de estacionamento junto ao Porto da Nazaré, chama-se Tasquinha da Ana-Beach e funciona todos os dias.
Bifana terra-mar, hambúrguer à David’s e kebabs são algumas das iguarias mais procuradas, nota a empreendedora, que também tem opções para vegetarianos.
Com o marido, Pedro Monteiro, Ana Santos apostou num negócio que já emprega uma equipa de oito elementos.
Em expansão está também o negócio de Manuel Lapa (“Nelo”) e Sandra Esteves, que há 27 anos inauguraram o bar A Sandra, com um veículo à época instalado junto à rotunda D. Dinis (Leiria).
O bar foi posteriormente transferido para a zona do estádio municipal desta cidade. Além das bifanas, dos cachorros, dos hambúrgueres e dos kebabs vendidos neste bar, a empresa passou também a realizar serviços de catering para eventos diversos e, já em Junho, inaugurou um camião de grande dimensão, onde passou a disponibilizar o seu menu aos clientes da zona do mercado municipal de Leiria.
Comida saborosa, segura e com preços convidativos são a receita de sucesso neste negócio, que já criou seis postos de trabalho directos, além de outros empregos pontuais, conta “Nelo”.
Fresh – No Meat No Fish é o nome do negócio criado por André Silva e pela prima, que desde 2019 descolaram da Lourinhã para dar a conhecer ofertas vegetarianas e vegan por várias paragens da região Oeste e de outros locais no distrito de Leiria.
Os tempos de pandemia não foram fáceis para a sua actividade, que estava a dar os primeiros passos quando o confinamento travou a fundo quase todos os sectores. Entretanto, a prima de André Silva deixou o negócio e o empresário redesenhou o projecto e nunca mais deixou de inovar, quer nas ementas, quer nos espaços onde se faz apresentar.
O Festival da Terra, que recentemente se realizou na Lagoa de Pataias, em Alcobaça, foi um dos últimos eventos onde a food truck deu a conhecer ao público da nossa região novidades como as lasanhas vegan ou outros clássicos do Fresh – No Meat No Fish, como é o caso dos hambúrgueres de beterraba, de feijão preto com nozes e azeitonas, de grão, de ervilha, ou de lentilhas com caril e azeitonas.
Nascido numa família de agricultores, também ele produtor, André Silva cultiva boa parte dos legumes que utiliza nas suas confecções. As refeições são depois ultracongeladas e servidas à medida das solicitações dos clientes, num gesto de “maior sustentabilidade” e “redução de desperdício”, realça o empresário.
O facto de não encontrar muitas opções vegan que o satisfizessem motivou-o a cozinhar, em primeiro lugar, para si mesmo, e depois para o público. E o negócio corre bem ao empreendedor, que assim criou o seu posto de trabalho. As suas propostas vegan e vegetarianas têm feito sucesso entre portugueses e também entre os muitos turistas do Oeste.