O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta que, a partir de hoje, sexta-feira, verifica-se, previsivelmente, um período de tempo seco e subida de temperatura para valores acima da média para esta época do ano, o que reúne condições favoráveis à propagação de incêndios rurais.
O IPMA recorda ainda que o País atravessa um já longo período de seca e que existe ainda grande quantidade de material combustível acumulado e susceptível de arder rápida e violentamente nos espaços florestais. Nesse sentido, é recomendado adoptar as medidas cautelares apropriadas com vista a evitar ocorrências associadas a incêndios rurais.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) informa que o risco elevado de incêndio impede a realização de fogueiras para recreio, lazer ou confecção de alimentos e a utilização de equipamentos de queima e de combustão.
Nos locais onde o risco de incêncio é elevado também continua a ser proibido queimar matos cortados e amontoados ou qualquer tipo de sobrantes de exploração, lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes, fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias de atravessamento ou circundantes e fumigar ou desinfestar apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
A ANPC sublinha que todos devem respeitar as proibições em vigor e guardar especial atenção à evolução do perigo de incêndio florestal durante os próximos dias nas diferentes regiões do País, informando-se, para o efeito, através dos sítios digitais da ANPC e do IPMA, bem como dos Gabinetes Técnicos Florestais, das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros das diversas localidades.