Se não há segunda oportunidade para causar uma boa impressão, também é verdade que o Sushiama é daqueles restaurantes que não precisa de bola extra, porque impressiona logo à primeira. Assim que se entra no número 18 do Largo da Padeira de Aljubarrota, em Leiria, o espaço interior impõe-se pela elegância e atenção ao detalhe. Ali apetece estar e ficar.
Restaurante japonês e sushi bar, é assim que o Sushiama, aberto desde segunda-feira, dia 11, se apresenta à cidade. Para casar o saber da cozinha oriental com a frescura do sabor português. À frente do projecto estão Leonor Gomes e Luís Bento, que têm raízes na Marinha Grande e em Pombal, mas iniciaram a aventura da restauração no Brasil, em Pipa, onde abriram e mantiveram o Sushi Pipa Lounge durante três anos.
[LER_MAIS]
Com o apelo da família a subir de tom, o regresso a Portugal surge no horizonte como a opção mais lógica e o investimento no Sushiama torna-se a ponte para voltar às origens. Leonor Gomes é a responsável pela paixão que o casal partilha pelo sushi, mas é Luís Bento o sushiman que manda na cozinha. Começou por brincadeira, em casa, daí passou para os workshops e cursos de gastronomia, esteve uma temporada a aprender no restaurante Quay, do chef Paulo Morais, no Porto, e hoje tem os segredos do sushi na ponta da língua. O primeiro está ao alcance de qualquer pessoa: produto fresco e de qualidade; o segundo, já depende da atitute e do afecto que se coloca no ofício: "a diferença no sushi é o empenho com que se faz", afirma.
Para aproveitar a "ementa ampla" do Sushiama, é preciso ir "com tempo", dizem os responsáveis pelo restaurante. O investimento, avultado, em mobiliário e louça tem também esse objectivo, de criar um ambiente atractivo e acolhedor, que resulta em 43 lugares sentados, a maioria em sofá. "Como cliente gosto de estar num sítio onde apetece ficar. É essa a ideia", explica Leonor Gomes.
Além de trabalhar com alguns produtos não tão comuns, de que são exemplo as vieiras, o caranguejo e as ovas de salmão, Luís Bento vai apostar numa apresentação diferente, com o peixe, comprado na região, a chegar à mesa, sempre que possível, em cama de gelo e acompanhado pela respectiva carcaça.
Os destaques da casa são os originais Sushiama (nori gunkan, gunkan chutney, shitake gunkan e gunkan on fire, cada qual com duas peças e preços que variam entre os seis e os sete euros por dose, além do salmão spicy, quatro peças por sete euros) e os combinados de sushi e sushi to sashimi, com preços que variam entre os 14 euros (10 peças) e os 60 euros (55 peças). E quem não ama o sushi também se safa: é pedir o contrafilé maturado laminado (16 euros).
Ao almoço, de segunda a sexta, o Sushiama propõe um menu fixo a 10 euros por pessoa, que inclui sopa missoshiro, 12 peças de sushi (à escolha do sushiman) e bebida. O restaurante encerra ao domingo e não serve jantares à quarta-feira. Mas em todos os outros momentos da semana é adequado dizer itadakimasu!