A Topázio Branco, empresa de exploração de inertes de Alcobaça adquiriu uma pedreira na União das freguesias de Arrimal e Mendiga, no concelho de Porto de Mós, onde prevê criar dez novos postos de trabalho nos próximos dois anos.
Segundo uma nota de imprensa desta firma, o investimento previsto ronda 2,5 milhões de euros, com a compra da pedreira e aquisição de máquinas e de equipamento produtivo.
No local agora adquirido, a Topázio Branco ir-se-á dedicar à extracção de pedra calcária em bloco.
“A nova unidade vem dar resposta à procura crescente por pedra portuguesa na China, Médio Oriente e outros países”, refere Hélder Horta, CEO da empresa sediada em Alcobaça e que tem desenvolvido a sua actividade em Fátima desde 2008.
“Trata-se de um grande passo, mas é também a realização de um sonho pessoal e profissional”, adianta o responsável, explicando que “a introdução de um novo material – conhecido por moca – pretende também diversificar os países para onde a empresa exporta”.
Cerca de 95% da pedra extraída pela Topázio Branco tem como destino o mercado externo. A firma emprega 15 pessoas e foi reconhecida como PME Líder e PME Excelência.