A realização do Festival Ourém – Vila medieval em Setembro, a ter lugar este fim-de-semana, irá condicionar o trânsito naquela zona.
Assim, a circulação automóvel no espaço intra-muralhas será proibida, excepto a membros da organização, dinamizadores do evento, residentes e responsáveis de estabelecimentos comerciais instalados na vila medieval e que possuam documento de livre-trânsito.
O acesso ao interior da vila medieval será assegurado por autocarro, que fará a ligação entre a cidade de Ourém, a partir da zona do mercado municipal, e o Largo da Colegiada.
Aos detentores de livre-trânsito são também impostas algumas condicionantes, com a organização a solicitar que a circulação no interior das muralhas se faça apenas em “casos de necessidade expressa”. A “paragem não deve exceder o tempo necessário a cargas e descargas”.
O estacionamento será circunscrito à zona de aparcamento a poente do castelo, com acesso preferencial pela Calçada Rainha D. Tereza e saída pela Rua da Saudade – Portas de Santarém, e ao parque situado no miradouro dos Cónegos (junto à antiga escola primária).
A edição deste ano do festival é inspirada na diáspora e cultura judaica. Durante dois dias, a vila medieval de Ourém vai ter “uma cenografia que transporta os públicos para a herança histórica e as marcas culturais deixadas pelos judeus em Ourém”.
Rodrigo Leão, Melech Mechaya e Pás de Problème são as bandas nacionais de uma vasta programação que inclui concertos, dança, cinema, literatura, conferências, gastronomia, caça ao tesouro para os mais novos e visitas guiadas pelos patrimónios da vila medieval. A organização é da Câmara de Ourém.
O programa completo pode ser consultado aqui.