Manuel Ferreira da Cunha tinha 16 anos quando chegou a Luxemburgo. Para trás deixava a freguesia do Coimbrão, em Leiria. Pela frente, Manuel viria a ter uma vida de muito trabalho, “de sacrifício pessoal e familiar”, mas que resultaria na criação do seu próprio negócio, onde hoje em dia emprega muitos portugueses e onde o objectivo é a promoção e a distribuição de produtos nacionais naquele mercado.
E aos 59 anos de idade, o trabalho deste homem está ainda longe de estar concluído. A sua empresa, Bexeb, está a adquirir um espaço em Portugal e pretende ainda estender-se para a Bélgica.
Mas recuemos então quatro décadas. Manuel Ferreira da Cunha deixou o Coimbrão para emigrar para o Luxemburgo, onde foi motorista de pesados e onde também trabalhou em soldadura e construção, até ter criado o seu primeiro negócio, em 1993, com uma empresa de distribuição.
Quanto à Bexeb, nasceu em 2002. A empresa importa de Portugal toda a gama de produtos alimentares, passando ainda pelos vinhos de qualidade a outras bebidas alcoólicas. Fornece os seus produtos às grandes superfícies comerciais, aos restaurantes e também aos bares naquele mercado.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.