Prossegue o festival Acaso, sexta, sábado e domingo, 4, 5 e 6 de Outubro, com propostas para públicos de todas as idades, em Leiria e na Batalha.
Há teatro gestual de clown com um personagem desajeitado mas brincalhão, há uma performance multidisciplinar inspirada na arte rupestre que combina luz, vídeo, marionetas de sombra, pintura e música ao vivo e outra performance sobre um rato que salvou o circo em que se cruzam actores, marionetas de mesa, teatro de sombras e bolas de sabão gigantes, há uma casa “extraordinária” onde as marionetas representam um lar em autogestão por pessoas da idade maior e há um espectáculo com manipulação de fogo que vem de longe e já soma sete prémios.
Há, ainda, um teatro de mimo em andas que propõe uma reflexão acerca do mundo emocional de uma vítima de violência doméstica, um espectáculo de circo contemporâneo que funde a linguagem teatral com a dança e com técnicas de acrobacia aérea e uma história de marionetas sobre um jovem sonhador que se transforma em super-herói e salva a sua avó e o planeta.
Duas produções nacionais e seis internacionais, num total de oito apresentações, com artistas e companhias de Portugal e também de Espanha, Colômbia e Austrália.
Um fim-de-semana recheado de actividades que ocupam o Mercado de Sant’Ana, o Teatro Miguel Franco e o Auditório Municipal da Batalha.
Cinco apresentações têm entrada livre.
Programa
Fonte: O Nariz Teatro
Sexta 4 outubro – 18H30
Cucko in Love
Francis J. Quirós – Espanha
Mercado de Sant’Ana – Leiria
Clown
Todas as idades
Entrada livre
“Francis aposta no teatro gestual e na linguagem cénica universal, através de clown contemporâneo. Apresenta-se como Cucko, um personagem concebido para todos os públicos. É divertido, brincalhão e curioso. É inteligente e desajeitado ao mesmo tempo, bruto mas carinhoso, valente e assustado. Cucko podes ser tu ou até o teu cão”.
Criação e Interpretação: Francis J. Quirós
Sexta 4 outubro – 21H30
Los Secretos de la Piedra
Alúa Teatro – Espanha
Teatro Miguel Franco – Leiria
Multidisciplinar
Todas as idades
“Um espetáculo sensorial multidisciplinar, que combina luz, vídeo, marionetas de sombra, pintura e música ao vivo, através do qual poderá descobrir as manifestações artísticas da Siega Verde. A Zona Arqueológica de Siega Verde, declarada Património Mundial em 2010 como extensão do Vale do Côa, localiza-se nas margens do rio Águeda, cerca de 15 kms a jusante de Cidade Rodrigo e da fronteira com Portugal. É um lugar especial, escolhido para arte rupestre pelas comunidades de caçadores-recolectores pré-históricos por permitir atravessar o rio e ser um ponto privilegiado de controlo e observação dos animais que vinham saciar a sede”.
Dramaturgia, direcção e interpretação: Daniel Gómez Iglesias e Adelia Vicente Jorge
Composição e execução musical: Natalia Palencia Rius
Sábado 5 outubro – 15H00
Anton, o Rato do Circo
Marimbondo – Portugal
Auditório Municipal – Batalha
Multidisciplinar
Maiores de quatro anos
Entrada livre
“Encontrando-se no cruzamento de várias técnicas – actores, marionetas de mesa, teatro de sombras, bolas de sabão gigantes – este espectáculo conta a história de Anton, o rato que salvou um circo e desconstrói de forma lúdica e divertida, o processo de construção teatral, pondo assim em evidência, para os mais novos, algumas das formas de, muito seriamente, se brincar ao faz de conta…”
Criação e Interpretação: Eva Cabral e Detlef Schafft
Sábado 5 outubro – 18H00
La Extraordinaria
Companhia eLe – Espanha
Teatro Miguel Franco – Leiria
Marionetas
Maiores de sete anos
“La Extraordinaria é algo difícil de definir. O que a princípio é visto com o que parece ser uma residência simples de pessoas com idade maior, atrás das suas paredes, esconde-se uma realidade para além do que é comum. Um espaço autogerido em que vivem pessoas muito diversas, que tentam encontrar um lugar onde se cuidem e vivam, sem mais ninguém. Digam-lhes como fazer isso. Um lugar para ser gente mais velha não significa renunciar, esquecer quem eles são e eram e, muito menos adequado a um imagem predefinida, de como deveriam ser. Bem-vindo ao extraordinário!”
Dramaturgia e encenação: eLe
Manipulação: Marta Lorente e Raquel Batet
Concepção e construção de Marionetas: Marta Lorente
Cenografia: Marta Lorente, Raquel Batet e Vicente Martínez
Sábado 5 outubro – 21H30
The Fire Ninja
Chris Blaze – Austrália
Mercado de Sant’Ana – Leiria
Circo
Todas as idades
Entrada livre
“Chris Blaze tornou-se The Fire Ninja pela primeira vez em 2012. Nascido e criado em Sydney/Austrália, reside actualmente na Estónia com a sua família. Antes de se tornar um artista, Chris cresceu de uma forma muito difícil, montava touros e era cowboy. Trabalhou na construção, o que lhe permitiu adquirir um talento único para manipulação de fogo e uma incrível intolerância a chamas extremamente quentes. Galardoado com sete prémios internacionais.
Performer: Chris Blaze
Domingo 6 outubro – 11H00
Sombras
Teatro Só – Portugal
Mercado de Sant’Ana – Leiria
Teatro mimo em andas
Todas as idades
Entrada livre
“Sombras propõe uma reflexão sobre o mundo emocional de uma vítima de violência doméstica. Pretende ser uma abordagem intimista, anterior ao exame moral, fazendo do público testemunha involuntária daquilo que não tem lugar na rua: o desconsolo e o desespero de uma vítima. A abordagem de um tema tão delicado como este, num ambiente de espectáculo de rua, executado em andas e com um exuberante guarda-roupa é também o exorcismo de um velho tabu, de que “entre marido e mulher não se mete a colher”. Uma reflexão sobre as emoções de uma vítima de violência doméstica”.
Encenação e dramaturgia: Sérgio Fernandes
Interpretação: Ana Gabriel
Composição Musical: Ferdinand Breil
Domingo 6 outubro – 18H00
ARA
Andrea Rios Companhia – Colômbia
Mercado de Sant’Ana – Leiria
Circo
Todas as idades
Entrada livre
“ARA é um espectáculo de circo contemporâneo que funde a linguagem teatral com a dança, juntamente com técnicas de acrobacia aérea (multicordas e suspensão capilar). Uma experiência sensorial entre a força feminina, o voo e a poesia do movimento”.
Criação e Interpretação: Andrea Rios
Música: Javier Acosta, Juan Sebastián Bermeo, Enrique Vaz Oliver e Viviana Fajardo
Domingo 6 outubro – 21H30
Super-Herói
El Perro Azul – Espanha
Teatro Miguel Franco – Leiria
Teatro de marionetas e máscara
Maiores de sete anos
“Um jovem sonhador, que mora com a sua avó, recebe a visita do técnico da electricidade que lhes corta o fornecimento de energia por falta de pagamento. Este acontecimento desencadeia uma aventura maravilhosa, na qual o jovem luta para recuperar a luz. O técnico surge-nos como um vilão capaz de raptar a sua avó e roubar a luz do planeta. O menino ganha poderes graças à pedra da luz que a sua avó lhe deixou escondida. As luzes da rua trazem consigo uma bailarina sensual, a qual também dará um elemento de poder ao jovem para este conseguir derrotar o vilão numa última luta, resgatar a sua avó e voltar para a realidade da casa, despertando, assim, do sonho”.
Interpretação e manipulação: Fernando Moreno
Direcção e dramaturgia: Jorge Padín
Marionetas e máscaras: Carlos Pérez
Música original: Borja Ramos
Voz off: Fernando Guerreiro