Depois da estreia no bailado La Sylphide, a promoção: com apenas 21 anos, António Casalinho ascende a bailarino principal do Bayerisches Staatsballett, a categoria mais importante do elenco.
Também Margarita Fernandes continua a evoluir: aos 19 anos, passa a primeira solista da companhia, sediada em Munique, na Alemanha.
Naturais de Leiria e formados no Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, António Casalinho e Margarita Fernandes estão no Bayerisches Staatsballett desde a temporada de 2021/2022 e actualmente contracenam em La Sylphide, ela no papel-título e ele no papel de James.
Para a precoce Margarita Fernandes, em Munique desde os 16 anos, é a primeira promoção. António Casalinho, outro exemplo de sucesso prematuro, já se tinha tornado primeiro solista (logo abaixo dos bailarinos principais) em Janeiro de 2023.
O Bayerisches Staatsballett é dirigido por Laurent Hilaire.
Se o percurso de António Casalinho, que, segundo Annarella Sanchez, “tinha de ser principal porque já tinha desempenhado tudo”, constitui um caso “raro” a partir de Portugal, o trajecto da filha e antiga aluna, Margarita Fernandes, pode servir de inspiração para outras bailarinas, mais jovens.
“É tão difícil vencer no mundo feminino que é quase impossível”, salienta. “O que ela tem conseguido é pela sua inteligência”. E não só: talento, trabalho, disciplina, perseverança, ambição e humildade, aponta Annarella Sanchez.
Provavelmente, resume a professora nascida em Cuba, “ela é única”, na história recente do ballet em Portugal.
Ao JORNAL DE LEIRIA, Margarita Fernandes reconhece que a promoção “é um momento muito importante” na carreira. “Significa que agora o meu trabalho estará mais direccionado para papéis maiores e mais exigentes, algo com que sempre sonhei. É um reconhecimento que me deixa muito feliz”.
Pela frente, novos horizontes. “Agora, espero aproveitar as oportunidades que este novo cargo me dá para continuar a crescer como artista. Quero explorar papéis mais desafiantes e evoluir tanto tecnicamente quanto na forma como me expresso no palco. Estou muito entusiasmada com o que está por vir”.
António Casalinho, com quem o JORNAL DE LEIRIA também tentou falar, partilhou nas redes sociais a alegria pela “noite inesquecível” vivida na Alemanha: “Estou imensamente grato ao meu director Laurent Hilaire e ao Bayerisches Staatsballett por esta honra. Ainda é difícil expressar em palavras o quanto isto significa para mim”.
Na temporada 2024-2025, António Casalinho e Margarita Fernandes participaram juntos, ainda, na coreografia Onegin, de John Cranko, respectivamente nas personagens Lenski e Olga.