Dia e noite, todos os dias, e todas as noites, desde há 18 anos – o Praça Caffé continua adolescente mas já está na idade adulta e celebra com DJ set de Boris Love, este sábado, 23 de Dezembro.
É provável que algumas histórias se encontrem perdidas no oceano de copos onde as memórias vão para morrer, em qualquer caso, o número 32 da Praça Rodrigues Lobo é a cafetaria e bar que (quase) todos os leirienses conhecem e onde muitos deles viveram amizades e amores.
O projecto deve-se a Zito Camacho (anteriormente, gerente de outro estabelecimento nocturno na cidade) e Carlos Dinis (à época, empregado na indústria de moldes).
Imaginaram um destino “aberto desde manhã até à noite”, que “pudesse abranger públicos em registos diferentes”, o que, lembra Carlos Dinis, “ainda hoje” é um objectivo.
As horas do relógio definem ambientes que se complementam e quem conhece a esplanada do Praça à luz entre torradas e cafés pode não reconhecer o interior para lá dos arcos quando o Sol se põe.
Tudo peças do mesmo cubo mágico que atrai gerações desde 2005. Novas caras, outra decoração, o mesmo nome, Carlos Dinis, entretanto sozinho no comando do barco, depois da saída de Zito Camacho.
“Temos aqui um miúdo a trabalhar que eu literalmente vi-o crescer, os pais eram clientes e ainda são”, comenta.
No coração, ficam os “dj sets brutais” e a cumplicidade. “Um dos amigos que fiz”, sinaliza ao JORNAL DE LEIRIA, é o actual gerente responsável pelo horário mais tardio e de fim-de-semana, Daniel Caseiro.
“Não é só copos, é preciso trabalho e horas longas”, reforça Carlos Dinis, para quem “a consistência” tem sido a chave do sucesso do Praça ao longo de 18 anos.
Este sábado, há mais, na esquina que tem sempre música para dar.