A partir desta quarta-feira, dia 27, quem quiser entregar algum pedido ou documento à Câmara de Leiria relacionado com o urbanismo só poderá fazê-lo a partir da plataforma existente no site do Município, deixando de ser possível o envio por correio electrónico.
Anunciada hoje, terça-feira, esta é uma das medidas de modernização da Autarquia. O objectivo é “tornar célere a comunicação com os munícipes e tornar o processo transparente”, explica a vereadora das Operações Urbanísticas, Rita Coutinho, justificando a iniciativa também pelo facto de dois terços dos processos serem já entregues por esta via e a sua eficácia.
Em comunicado, a Câmara de Leiria adianta que o serviço online, disponível em https://servicosonline.cm-leiria.pt/, sofreu algumas actualizações e permite agora que os interessados confirmem os elementos entregues, consultem e descarreguem todos os ofícios enviados pelo Município, bem como os títulos e pagamentos efectuados.
Aos munícipes é também dada a possibilidade de acompanharem, “em tempo real, todos os passos dos respectivos processos, inclusivamente saber em que fase se encontram”.
Os pagamentos deixam de ser efectuados por transferência bancária e passam a utilizar o sistema de referência multibanco, informa a autarquia.
“Esta melhoria será visível em todos os processos desde que o mesmo sofra movimentações a partir do dia 27, e, até existir essa movimentação, o munícipe visualizará, na consulta online, a indicação de que se encontra em tramitação”, refere a nota de imprensa da Câmara
A Autarquia adianta que, com a implementação desta medida, serão ainda disponibilizados tutoriais sobre a utilização da plataforma e foi reforçada a equipa da linha telefónica do número 244 839 500 (tecla 2).
“Esta medida está enquadrada na aposta na digitalização e desmaterialização de processos que se encontra em curso no Município de Leiria e que o actual contexto pandémico veio tornar ainda mais importante”, reforça aquele comunicado.