O Vaivém Oceanário está de visita a Porto de Mós. A partir desta segunda-feira e até ao próximo domingo, a viatura vai estacionar na Praça Arménio Marques, disponibilizando diversas actividades lúdico-pedagógicas que pretendem dar a conhecer o impacto que o oceano tem no nosso dia-a-dia e a perceber como se pode contribuir para a sua conservação, através da alteração de comportamentos.
Os alunos dos ensinos pré-escolar ao secundário vão poder explorar o maior ecossistema do planeta, o oceano, que é residência de mais de 238 mil espécies marinhas e onde há muito por revelar, mas que enfrenta actualmente uma grande ameaça: o plástico.
A pensar nessa ameaça, o Vaivém do Oceanário disponibiliza também actividades para o público em geral, para “poder aprender como agir para combater este problema, através de conselhos práticos para redesenharem a sua relação com o plástico”.
Para os professores, haverá um workshop de educação ambiental, a realizar na quarta-feira, dia 12. Nesta acção “serão fornecidas ferramentas e desenvolvidas actividades que podem ser facilmente integradas no contexto escolar”, refere uma nota de imprensa do Oceanário de Lisboa.
O Vaivém Oceanário viaja por Portugal desde 2005 e já visitou 237 municípios de todos os distritos do País, incluindo regiões autónomas, levando a missão do Oceanário de Lisboa a mais de 291 mil participantes.
Nesta sua viagem a Porto de Mós os horários serão os seguintes:
Escolas:
De 10 a 14 de Fevereiro, das 9:30 às 12:30 horas e das 14 às 17 horas
Público em geral:
Dia 15 de Fevereiro, das 10 às 13 horas e das 14:30 às 17:30 horas
Dia 16 de Fevereiro, das 10 às 13 horas
Workshop para professores e educadores:
Dia 12 de Fevereiro às 17:30 horas (duração 1h)