A Valorlis e a Câmara da Marinha Grande têm em curso o programa de compostagem doméstica, para oferta de 648 compostores a munícipes do concelho, que se candidatem através do portal www.valorlis.pt.
Em comunicado, o município informa que “o compostor será atribuído a: residentes no concelho da Marinha Grande; agregado familiar igual ou superior a duas pessoas; residentes em moradias com jardim, quintal, horta ou terreno agrícola”.
“Os munícipes interessados em obter um compostor gratuitamente, e que cumpram os requisitos de atribuição do compostor, devem inscrever-se no formulário disponível em www.valorlis.pt, até 30 de Novembro”, salienta a autarquia.
O compostor doméstico “tem a capacidade para 300 litros, fabricado em PEAD, 100% reciclado, leve, fácil de transportar e de montar pelo utilizador”, especifica ainda.
Findo o prazo de inscrição, os munícipes são convocados para participar numa acção de sensibilização a realizar em auditório/espaço municipal. No final da sessão será entregue um compostor e um guia da compostagem impresso ou em formato PDF.
Todos os compostores estão numerados e identificados os respetivos utilizadores, de forma a acompanhar a distribuição e uso dos mesmos. As ações de sensibilização apresentam uma forte componente teórico-prática, motivando os participantes a aderir,remata a câmara.