A leiriense Vanessa Marina subiu ontem ao pódio na World Battle de breaking, disputada na Alfândega do Porto. A b-girl conquistou a medalha de bronze, dando assim mais um passo importante na qualificação para os Jogos Olímpicos de 2024, que se realizam em Paris, França.
Com este resultado, a atleta que representa o Porto Breaking Club tem praticamente assegurada uma das 40 vagas para a competição Qualifier Series, onde serão apuradas 10 das 16 atletas que estarão em Paris2024, naquela que será a estreia do breakdance enquanto modalidade olímpica.
Na World Battle de breaking, disputada ontem no Porto, a leiriense de 31 anos apenas foi derrotada pela vencedora da competição e actual campeã europeia, Dominika Banevi?.
Em declarações à margem do evento, citada pela Agência Lusa, Vanessa Marina assumiu que “não partiu confiante”, mas o apoio das pessoas que a rodeiam permitiu-lhe “obter a mentalidade correcta” para alcançar o histórico bronze, reconhecendo que o “factor casa” lhe trouxe alguma pressão durante a prova.
Sobre a possível participação na comitiva olímpica portuguesa no próximo ano, e as expectativas geradas em torno do seu desempenho, a leiriense admite a responsabilidade.
“Preocupa porque é um marco importante, principalmente porque estou a competir com miúdas de praticamente metade da minha idade e que têm mais Jogos Olímpicos pela frente. Vamos ver como este corre para mim e, dependendo desse, vejo se faço o próximo”, anteviu Vanessa Marina, citada pela Lusa.