“Caminhamos a passos largos para a Benidormização da Nazaré”, criticou João Paulo Delgado, vereador da CDU, na última reunião de câmara deste município, território onde, devido à “pressão” colocada durante a época balnear, o autarca observa constrangimentos no trânsito e no estacionamento, na recolha de resíduos, poluição visual e sonora.
O autarca notou que a via de sentido único na Avenida Vieira de Guimarães foi um “erro técnico” e “político”, demonstrando “falta de visão para a mobilidade local”.
Levou ao “afunilamento extremo do trânsito do centro cultural para Norte, acumulando-se densamente na marginal, para quem desce da Avenida Vieira Guimarães e para quem desce da Rua Adrião Batalha”, apontou o vereador, afirmando que “já há quem demore mais de 40 minutos no percurso que se compreende entre o centro cultural e o posto dos CTT, o que é quase uma viagem a Lisboa”.
“É uma questão de segurança pública”, observou, realçando que os veículos de socorro e de combate a incêndios se confrontam com esta situação, que é adensada pelo facto de haver automóveis que estacionam “em tudo o que é sítio”.
Já os eventos, “acumulam-se e anulam-se sistematicamente” e “transformam a Nazaré num mega-parque de diversões”, criticou o autarca, acrescentando que também a “poluição visual e sonora têm impactos nocivos para a qualidade de vida das pessoas”. João Paulo Delgado falou ainda do lixo que se vai “acumulando às montanhas”, perto dos caixotes.
Também Edmundo Eustáquio (PSD) defendeu que é preciso utilizar a época baixa para resolver as questões de trânsito, mostrando- -se admirado porque outros concelhos, com mais movimento e turistas, têm “trânsito mais fluído”.
A Edmundo Eustáquio, Walter Chicharro lembrou que municípios de maiores dispõem de mais recursos financeiros.
“O sucesso que vivemos adensou os problemas de trânsito, mas não deixa de ser relevante que estamos a tentar soluções”, notou ainda o presidente socialista. Walter Chicharro falou sobre as iniciativas da câmara que visam reduzir a pegada de carbono, como a iluminação e os equipamentos mais eficientes, e lembrou que o município está a desenvolver um plano de mobilidade sustentável, onde pretende “devolver mais espaços aos peões”.