A praia do Osso da Baleia, na freguesia do Carriço, no concelho de Pombal, está temporariamente sem vigilância, desde a passada terça-feira, na sequência do contágio por Covid-19, de um dos membros da equipa de nadadores-salvadores.
Fonte da Câmara de Pombal revela que estão a ser cumpridas as orientações da Direcção-Geral de Saúde e da Capitania do Porto da Figueira da Foz, após um dos cinco elementos da equipa de nadadores-salvadores testar positivo à infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2, na segunda-feira, pelo que os restantes tiveram de ficar em isolamento profiláctico.
A autarquia assegura que “está a proceder a diligências com vista à resolução da situação durante os próximos dias, através da contratação de novos elementos para reforço da equipa de nadadores-salvadores”.
O número
5
É o número de nadadores
salvadores encarregados de assumir a vigilância da praia do Osso da Baleia, durante a época balnear
Segundo a mesma fonte, a partir do fim-de-semana a vigilância na estância balnear já deverá estar novamente retomada, com a entrada em funções de dois novos salva-vidas.
Ao JORNAL DE LEIRIA adiantou ainda que os restantes serviços de apoio aos veraneantes encontram-se em funcionamento, nomeadamente o bar no apoio de praia e o posto de socorros.
Desde há 18 anos que o Osso da Baleia, única praia do concelho de Pombal, é classificada com Qualidade de Ouro, pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.
Situada na Mata Nacional do Urso, segundo a Quercus, a praia tem recebido o galardão, por “apresentar valores singulares do ponto de vista geológico, florístico, faunístico, paisagístico ou patrimonial, com ambientes naturalizados e reduzido grau de infraestruturação”. É também Praia Acessível, desde 2005, por cumprir os requisitos para acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada.