Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, e Catarina Louro, vereadora em Leiria, são os nomes indicados pela federação do PS para ocupar, respectivamente, os terceiro e quarto lugares da lista de candidatos a deputados pelo distrito nas eleições de 10 de Março.
O número um será Eurico Brilhante Dias, ex-secretário de Estado da Internacionalização e actual deputado que, nas últimas legislativas, ocupou a segunda posição por Leiria, então liderada por António Lacerda Sales, que agora fica de fora.
Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, Ana Sofia Antunes, ainda secretária de Estado da Inclusão, será a número dois da candidatura, indicada pelas estruturas nacionais do partido.
Da lista de nomes indicada pela distrital consta ainda Sara Velez, actual deputada, que segue em quarto lugar, seguida de Jorge Gabriel, que integrou a candidatura em 2022, e de Diana Pais, presidente da JS distrital. Os nomes foram aprovados, ontem, pelo secretariado e pela comissão política da federação, com 29 votos a favor, 27 contra e dois brancos. A aprovação da lista definitiva acontecerá esta noite, em reunião da comissão política nacional do PS.
De saída do Parlamento, o último cabeça-de-lista do PS pelo distrito, António Sales, encara com normalidade a sua exclusão da lista e deseja “sorte” aos concorrentes. “Depois da primeira e única vitória do PS no distrito, com uma candidatura que tive a honra de encabeçar, desejo a maior sorte e felicidade aos candidatos”, diz o ex-secretário Estado Adjunto e da Saúde, que deixou o cargo em Agosto de 2022 na sequência da demissão da ministra Marta Temido.
Sobre a lista actual, António Sales refere apenas que “os resultados dirão se é melhor ou pior”. “Se os resultados forem melhores, pode concluir-se que a lista é melhor. Se forem piores, é porque a lista é pior.”
Walter Chicharro, presidente da federação distrital, remete declarações para depois da aprovação dos candidatos pela nacional do partido.
Os resultados das legislativas deverão ditar alterações na composição do executivo da Nazaré, com a saída de Walter Chicharro para o Parlamento. Se tal se confirmar, Manuel Sequeira, numero dois da lista do PS à câmara, assumirá a presidência.
Também em Leiria é provável que haja mexidas na equipa de Gonçalo Lopes, caso Catarina Louro seja eleita como deputada. Nesse caso, o nome que se segue para ocupar o lugar na vereação é o de João César Cadima, jovem gestor, que, ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, estará emigrado. Se não aceitar, o nome seguinte da lista é o de Vera Brás Simões, arquitecta.
Nas legislativas de 2022, os socialistas elegeram, pela primeira vez, cinco deputados pelo distrito de Leiria.