Os árbitros portugueses vão passar a ter acesso gratuito a uma linha de apoio psicológico SOS e a preços de psicologia clínica mais acessíveis.
Este apoio resulta da celebração de um protocolo entre a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) e Kushi Minds, de Pombal. O protocolo prevê ainda o acesso a webinares e a rastreios de saúde mental, incluindo a ansiedade e depressão.
Luciano Gonçalves, presidente da APAF, considera, em comunicado, que a celebração deste protocolo é “uma mais-valia” para os quatro mil associados.
“É importante que estes desenvolvam cada vez mais aptidões e outras competências que vão para além do jogo propriamente dito. Acima de tudo, queremos que os nossos árbitros tenham cada vez mais e melhores meios que lhes permitam estar bem física e psicologicamente”, salienta.
Também Luís Couto, director-geral da Khushi Minds, refere que “é uma responsabilidade de todos os agentes na área da saúde mental contribuir para uma maior literacia da saúde mental, eliminando o estigma de ir ao psicólogo”.