Criar e apoiar o ecossistema empreendedor, promover programas de empreendedorismo e estimular a criação de empresas e negócios inovadores é o desígnio do i9 Batalha, o novo espaço de coworking e apoio às empresas do concelho, inaugurado esta manhã.
Sediado no Edifício Dr. Gens, requalificado em 2018, o espaço abrange várias modalidades de acesso, como coworkers, nómadas digitais e utilizadores em regime de tele-trabalho.
O i9 Batalha alberga uma sala destinada a coworking e uma sala para incubação, estando previsto para breve o início de acções de formação e capacitação, a primeira na área da energia, destinada a gestores de energia. É também neste espaço que está a ser incubado o projecto da Comunidade de Energia Renovável da Batalha.
Para a vertente de coworking foram já abertas as inscrições, estando a ser também implementado um gabinete de apoio a empreendedores e empresários, onde a primeira sessão será no dia 3 de Novembro, sobre registos de marca e patentes.
O espaço tem ainda um quarto para o acolhimento de grupos restritos de jovens no âmbito do programa Erasmus.
[LER_MAIS]
“O nosso objectivo é criar condições para o desenvolvimento de novos projectos, eventualmente com algum apoio de instituições financeiras com as quais estamos a falar. É uma forma de podermos ter uma amplitude na Batalha relativamente àquilo que são inovações, que possam contribuir não só para o desenvolvimento do projecto em si, mas também para a criação de postos de trabalho”, sublinhou Raul Castro, presidente da Câmara Municipal da Batalha, durante a sessão de apresentação do espaço, realizada no Auditório Municipal.
A criação do i9 Batalha resulta de um protocolo de cooperação estabelecido entre o Município da Batalha e a Startup Leiria em 2021, pelo executivo então liderado por Paulo Batista Santos, com o objectivo de desenvolver mecanismos de apoio ao empreendedorismo e inovação no concelho.
“É muito importante estarmos aqui hoje para reactivar este desafio de trazer ainda mais o empreendedorismo e a inovação para a ordem do dia na Batalha. O nosso objectivo passa por ajudarmos o município nesta ‘batalha’ de trazer mais conhecimento, e transformá-lo em conhecimento economicamente útil, que transforma e gera emprego”, afirmou Vítor Ferreira, director-geral da Startup Leiria.
Segundo o responsável, a Startup Leiria vai “juntar ao ecossistema da Batalha os seus financiadores e empreendedores, que vão trazer mais conhecimento e lançar novos desafios aos empreendedores que possam aqui surgir, numa noção de ecossistema alargado, fundamental para a Batalha e para toda esta região”.
Vítor Ferreira apresentou ainda o plano de actividades previsto para o i9 Batalha, que inclui: a captação de empreendedores; o lançamento do programa de incubação i9 Venture, com o objectivo de atrair empreendedores que podem usufruir do espaço; o lançamento de um programa de aceleração em património (indústria), nos próximos meses; a organização da conferência Venture – Batalha, nos próximos seis meses; o fomento do empreendedorismo nas escolas; e a mentoria e apoio aos empreendedores.