Quando, há uns anos, perguntaram a Gunter Pauli como se combina economia com felicidade, ele foi taxativo: “Em teoria, não combinam. Mas, se nos colocarmos no contexto de uma comunidade, de um território, muito rapidamente se vê que o actual modelo económico retira todo o dinheiro da comunidade e, sem dinheiro a circular, está-se a asfixiar a economia local e a comunidade acabará por morrer. Quando não se acrescenta valor ao produto local é impossível ter uma comunidade feliz”.
À época, já o economista belga, um apaixonado pelo ambiente, tinha criado o conceito de economia azul, um modelo económico que visa promover a pesca sustentável, a aquacultura, o turismo costeiro ou a energia renovável marinha, tendo sempre em vista a sustentabilidade dos oceanos e a conservação dos ecossistemas marinhos.
Conceito que tem sido adoptado em Portugal, ainda que de forma quase ‘envergonhada’, face à dimensão da nossa zona costeira. E a nossa região não se tem deixado ficar para trás, como pode confirmar-se no suplemento que acompanha a edição desta semana do JORNAL DE LEIRIA.
Veja-se o exemplo do trabalho desenvolvido no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Instituto Politécnico de Leiria, em Peniche, ou a criação do futuro Smart Ocean Open Labs, que ajudará a consolidar o ecossistema de inovação e conhecimento da economia azul, não só a nível regional mas também nacional.
E, tal como Peniche soube aproveitar o surf e a investigação como motores económicos do concelho, também a Nazaré tem navegado à boleia das ondas gigantes, para projectar a vila internacionalmente. A indústria tem-se associado a esta vaga transformadora, com projectos mais disruptivos, como o aproveitamento de lixo marinho para criação de novos produtos.
Nesta edição em tons de azul, completamos este olhar sobre as potencialidades do oceano com uma interessante entrevista à investigadora e docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Teresa Mouga, nomeada recentemente pelo Governo para integrar o Conselho Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação.