Completou 80 anos de actividade, em 2021, e continua a dar mostras de enorme vitalidade. Através da marca Villa Lumi, a fábrica F. Ferreira da Silva, da Marinha Grande, tem produzido iluminação em vidro para hotéis, palácios e salas nobres de todo o Mundo, a começar pela Casa Branca, nos Estados Unidos.
Mais recentemente, é noutro reconhecido ambiente que encontramos um dos seus candelabros. A peça faz parte da decoração no especial Harry Potter 20.º aniversário: Retorno a Hogwarts, lançado na HBO Max no dia 1 de Janeiro de 2022, produção que assinala duas décadas após o lançamento da primeira parcela da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal.
António José Serrador, director da unidade, explica que a F. Ferreira da Silva exporta cerca de 70% do que produz, sobretudo para os Estados Unidos e para a Inglaterra, sendo que as suas peças são comercializadas numa grande pluralidade de outros mercados, na Europa, na Rússia e na China.
Quer no caso deste candelabro agora usado na produção emitida pelo HBO Max quer no caso de outras peças, a F. Ferreira da Silva [LER_MAIS] acaba por ser surpreendida com a sua utilização final, e por mero acaso, já que são os clientes da fábrica da Marinha Grande que os fornecem a terceiros, realça António José Serrador.
“Este candelabro é um modelo clássico, que fazemos há cerca de 60 anos, e que tem tido várias vidas”, conta o director. De vez em quando passa a ser solicitado de novo, “ao sabor das modas do momento”.
É uma peça difícil de fazer e já são poucos os vidreiros que o conseguem, frisa António José Serrador, que fala sobre a escassez de mão-de-obra qualificada neste ofício. Nesta fábrica trabalham actualmente 28 colaboradores, que desenvolvem quer as partes metálicas quer as de vidro, de forma artesanal.
Foi precisamente por reconhecer a arte contida em cada um destes artigos que, sob a presidência de Ronald Reagan, várias salas da Casa Branca foram decoradas com 12 lustres produzidos pela F. Ferreira da Silva. Também nesse caso, a encomenda foi feita de forma indirecta, solicitada a um dos clientes desta fábrica da Marinha Grande, recorda o director.