O percurso de Sviatlana Belykh começou a desenhar-se ainda em criança. Nascida na cidade de Grodno, na Bielorrússia, entusiasmava-se ao ver as criações do estilista russo Valentin Yadashkin exibidas por algumas estrelas da televisão e da música e sonhava que, um dia, também alguém iria desfilar com roupas desenhadas e feitas por si. E assim foi.
A viver em Portugal desde 2008 e, depois de vários anos a trabalhar em Lisboa na área da alta costura, mudou-se para Leiria, onde abriu recentemente um atelier na Rua Dom António da Costa, uma transversal à Praça Rodrigues Lobo.
Sviatlana Belykh, que assina como Sviatlana Buyan, conta que, assim que viu o centro histórico de Leiria sentiu que “havia aqui uma energia diferente”. “A calma, a tranquilidade… Era perfeito para o que pretendia”, confessa a criadora, que conseguiu manter muitos dos clientes que tinha em Lisboa.
“A moda não tem distâncias”, afiança, contando que os clientes não precisam de ir fisicamente à loja. Entre mensagens e vídeo-chamadas, define-se o modelo e o tecido e recebe informação sobre as medidas. O trabalho final segue depois “por correio”.
É no atelier, rodeada de algumas das suas criações, que Sviatlana Belykh recorda o seu percurso, que passou por vários etapas formativas e profissionais. Após concluir o ensino secundário, fez um curso técnico de modelista e alfaiate, que tinha também a componente de gestão.
Trabalhou depois numa empresa têxtil e, em 2006, entrou na universidade para estudar engenharia de produção na área têxtil, que concluiu à distância, já que, quando se mudou para Portugal ainda lhe faltavam três cadeiras. Em Lisboa, começou por fazer arranjos de costura, passando depois a trabalhar para a designer Lídia Colovrate. Com o nascimento da filha, voltou à costura. Ainda se juntou depois à estilista Roselyn Silva até que , em 2017, abriu o seu próprio atelier.
Luciana Abreu e Mónica Sintra (cantoras), Marta Faial (actriz), Sharam Diniz (modelo) e Nitto Destiny (músico) foram algumas das personalidades que já vestiram criações de Sviatlana Buyan, distinguida na primeira edição Gala Globos de Moda, em 2019, como “melhor estilista do ano”.