Construir a esperança à luz da economia de Francisco é o mote da conferêncoa online que irá decorrer na póxima quinta-feira, pelas 18 horas.
A iniciativa da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores irá contar com as intervenções do professor Ricardo Zózimo (Nova SBE) e do padre José Pinheiro (assistente nacional da ACEGE).
“Em Junho de 2018, e no seguimento do Sínodo dos Jovens, o Papa Francisco dirigiu um convite ao mundo, em particular a economistas, líderes e empreendedores, com a premissa de fazer ‘um pacto para mudar a economia actual e dar uma alma à economia do amanhã’. Entretanto, a iniciativa, que deveria ocorrer nos dias 26 a 28 de Março em Itália, foi adiada para os dias 19 a 21 de Novembro, em virtude do impacto da epidemia da covid-19. O Papa denunciou vigorosamente o estado patológico de uma grande parte da economia global referindo-se a uma ‘economia que mata’, demonstrando que ao matar tanto as pessoas como o ambiente, mata igualmente o futuro”, contextualiza a ACEGE.
“Hoje é evidente que a economia não funciona. Se não alterarmos rapidamente o paradigma, efectivamente destruiremos o planeta, os bens comuns, os bens relacionais; isto é, o que se refere às relações humanas não instrumentais. Se hoje, que foi ontem, a economia não satisfaz e não responde às necessidades da Humanidade, como será pós pandemia?”, questiona a associação.
É neste contexto, que a ACEGE realiza a conferência online, explica a organização.