A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria assinala, esta sexta-feira, dia 18, os 25 anos de ensino da escola, com um programa comemorativo que inclui, ao longo de todo o dia, inaugurações, momentos musicais e de dança, homenagens, projecções da história da escola, entre outras actividades.
As comemorações têm lugar na ESTM, no Campus 4 do Politécnico de Leiria, e começam pelas 10 horas, com uma apresentação da história da ESTM, no anfiteatro.
Quando forem 12 horas tem lugar um momento de danças tradicionais do mundo, no átrio da escola. Depois do almoço é o momento de cantar os parabéns à ESTM.
Já pelas 15 horas começa a Cerimónia Alumni 5000, na qual será atribuído pelo Politécnico de Leiria um prémio simbólico à antiga estudante Ana Rita da Silva Bragança, do curso de Biologia Marinha e Biotecnologia, por se tratar do Registo 5000 da comunidade alumni.
Para as 15h30 está agendada a tomada de posse dos órgãos sociais da Associação de Estudantes da ESTM, seguindo-se, pelas 16h30, uma visita da secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, ao Espaço CiTUR, na ESTM, ao MARE-IPLeiria, no Edifício Cetemares e às empresas Seaentia e Flying Sharks.
As celebrações continuam no período da noite, a partir das 21 horas, com uma cerimónia que conta com os discursos de Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria, Lídia Bulcão, secretária de Estado do Mar, Sérgio Leandro, director da ESTM, e Gonçalo Rodrigues e Pedro Carvalho, representantes da Associação de Estudantes e da Comissão de Praxe.
A cerimónia comemorativa prevê ainda actuações musicais de estudantes do grupo Marés, da tuna académica da ESTM – Neptunos, de um colaborador da escola e de dois docentes, assim como um espectáculo de dança de salão.
Durante o evento é ainda projetada a história de 25 anos da ESTM e enaltecidos os professores que se destacaram no percurso e evolução da Escola e os autarcas do município de Peniche que elevaram a ESTM na comunidade.