Fomentar as relações económicas e académicas entre a América Latina e as empresas do nosso distrito é o objectivo do Fórum Empresarial Região de Leiria, que amanhã reúne na cidade embaixadores e altos representantes de nove países: Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.
O evento, promovido pelo Politécnico de Leiria (IPLeiria), Nerlei, Câmara Municipal e Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL), insere-se no projecto D2IN – Double Degrees para a Investigação, Inovação e Internacionalização das Indústrias da Região de Leiria, que pretende ter estudantes de mestrado do IPLeiria numa experiência em contexto internacional, em mercados-alvo de negócios do tecido empresarial da região, explica a organização.
Este projecto “visa impulsionar o processo de internacionalização das empresas, adoptando uma metodologia baseada em multicultural training experience, o que proporciona a formação de estudantes de mestrado em contexto internacional em mercados-alvo de negócios”.
Esta dinâmica permite ainda a integração de estudantes provenientes desses mercados em projectos de investigação e de inovação empresarial ou estágios, explica a organização.
O evento de amanhã tem início às 10 horas com uma recepção na Câmara de Leiria. Segue-se, às 11:30 horas, no campus 2 do IPLeiria, uma sessão sobre o Politécnico e a América Latina.
Às 15:30 horas começa o Fórum Empresarial da Região de Leiria, na Nerlei, a que se segue a apresentação do projecto D2IN .
Às 16 horas terá lugar uma intervenção sobre as oportunidades na América Latina.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.