Um hostel, com bar-lounge, está a nascer nas moradias onde, em tempos, funcionaram os serviços florestais em Leiria. As obras de requalificação das duas casas, localizadas na rua Machado Santos, já tiveram início e segundo apurou o JORNAL DE LEIRIA junto dos promotores, deverão ficar concluídas “até Setembro”.
Sócio-gerente da empresa Terraços Sentidos, que venceu o concurso de concessão aberto ao abrigo do programa Revive Natureza, Carlos Oliveira adianta que a intervenção contempla a requalificação da fachada, que se “manterá inalterada”, e a adaptação do interior para hostel.
De acordo com o promotor, serão criados nove quartos, entre os quais, duas suites, e três dormitórios, com capacidade para acolher 38 utentes no total. Segundo a memória descritiva do projecto, o espaço terá também uma pequena biblioteca e um bar-lounge, que se propõe a promover os produtos endógenos e a gastronomia e a cultura regionais, “aliando a componente sócio-cultural e turístico”.
“Além da vertente do alojamento, queremos potenciar e valorizar os produtos turísticos da região, através de parcerias com outros operadores e entidades oficiais”, avança Carlos Oliveira, revelando que o objectivo é abrir o espaço “até Setembro”.
Entretanto, terminou mais um concurso aberto pelo Revive Natureza, onde estava incluída a concessão de três casas florestais nas praias da Vieira e do Pedrógão e em Vieira de Leiria, com a apresentação de sete propostas para estes imóveis.
O edifício que despertou mais interesse foi a designada Casa Florestal de Praia, localizada junto à rotunda de entrada/saída da praia da Vieira, constituída por duas “casas geminadas”, que recebeu três propostas.
Para a casa florestal do Pedrógão foram apresentadas duas intenções de investimento, tantas quantas surgiram no concurso para as duas casas existentes no bloco do talhão 1, junto à estrada que liga Vieira de Leiria e a praia da Vieira.