Historiador e professor, falecido em 2012, José Hermano Saraiva vai ser homenageado em Leiria, cidade onde nasceu, com um busto a colocar no Jardim da Vala Real.
A execução da peça escultórica foi adjudicada pelo município, no final de Dezembro, à empresa Pigmento Efémero – Arte e Restauro Unipessoal e, de acordo com o contrato publicado no portal da contratação pública, terá um custo de 17.479 euros.
A homenagem ao historiador, com a instalação de um busto naquele jardim, resulta de uma proposta apresentada ao Orçamento Participativo do Município de Leiria de 2021-2022, que recolheu votos suficientes para a sua concretização.
Nascido em 1919, José Hermano Saraiva formou-se em Ciências Histórico-Filosóficas e em Ciências Jurídicas pela Universidade de Lisboa. Iniciou a sua vida profissional como professor no ensino liceal. Mais tarde, foi também docente no Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina.
Em termos políticos, tutelou o Ministério da Educação, entre 1968 e 1970, e esteve como embaixador de Portugal no Brasil, de 1972 a 1974. Durante o Estado Novo, exerceu a função de deputado à Assembleia Nacional.
José Hermano Saraiva foi ainda o rosto de vários programas da RTP ligados à História e escreveu vários livros sobre essa temática, entre os quais História concisa de Portugal, obra que já teve 26 edições e que conta com mais de 180 mil exemplares vendidos. Em 2007, ficou classificado em 26.º lugar no concurso da RTP que elegeu os 100 Grandes Portugueses.