A partir de agora, o hospital de Leiria vai poder responder a “todas” as situações de consulta, diagnóstico e tratamento de patologias respiratórias num único local: a Unidade de Ambulatório do Serviço de Pneumologia, inaugurada na terça-feira pelo ministro da Saúde.
Trata-se de um investimento na ordem dos 750 mil euros, suportado pelo orçamento próprio do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que, entre outras valências, terá um 'laboratório do sono” e hospital de dia.
Salvato Feijó, director do Serviço de Pneumologia do CHL, frisa que esta unidade “é a única no País que tem uma capacidade totalmente integradora”, permitindo que, no mesmo espaço, o utente tenha acesso a consulta, exames de diagnóstico, tratamentos e outras terapias.
“Funciona como um 'comboio diagnóstico' em que o doente entra para a consulta e sairá, sempre que possível, com o diagnóstico e o tratamento”, explica o médico, adiantando que a unidade “está apta para realizar “as mais avançadas técnicas”, como testes de função respiratória, estudo do sono, exames e tratamentos por endoscopia respiratória.
“Os utentes que até agora não encontravam resposta para algumas situações no CHL, passarão a ter acesso a tudo o que é possível fazer em pneumologia”, afirma Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL, para quem a nova unidade é “um projecto estratégico que responde às necessidades da população”.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo