O município da Marinha Grande aprovou ontem o projecto de construção de uma creche no antigo edifício da fábrica Ivima – Fábrica de Vidros da Marinha Grande, num investimento superior a um milhão de euros.
O projecto, informa o município numa nota de imprensa, tem como objectivo aumentar as respostas sociais destinadas à primeira infância, com uma resposta social para acolher crianças até aos três anos, e enquadra-se numa necessidade de prioridade elevada, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Social 2018-2023, aprovado numa reunião do Conselho Local de Apoio Social (CLAS) de 1 de Março de 2018.
O comunicado adianta ainda que o projecto consiste em proporcionar, através de um “atendimento individualizado, o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças, num clima de segurança afectiva e física”, assim como “colaborar com a família na partilha de cuidados e responsabilidades no desenvolvimento das crianças”.
Pretende-se ainda “colaborar no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência, assegurando o seu encaminhamento adequado para as estruturas de saúde, intervenção precoce ou promoção e protecção”.
Esta creche, cuja construção está prevista há vários anos, tem um custo estimado de 1.064.951,71 €, acrescido do IVA à taxa legal em vigor, sendo o prazo previsto em projecto para execução da obra de 14 meses.
A nota não refere a data prevista para o arranque da obra.
Em Julho, a autarquia anunciava que a creche deveria abrir em 2024.