A MCoutinho é a nova concessionária para o distrito de Leiria das marcas francesas Renault e Dacia, até aqui representadas pela Lizauto. O JORNAL DE LEIRIA sabe que a empresa sediada em Marco de Canaveses vai ter instalações no Vale Sepal, onde irá remodelar parte do antigo edifício da Vicaima. Segundo foi possível apurar, vai entretanto começar a recrutar colaboradores para o desenvolvimento da actividade em Leiria.
O edifício suportará ainda a concessão da Jaguar e da Land Rover, que a MCoutinho representa no distrito há alguns anos. Foi em 2017 que abriu um novo concessionário para a Jaguar e Land Rover em Coimbra, alargando assim a cobertura territorial aos distritos de Leiria, Aveiro e Viseu. Contactada, a MCoutinho escusou-se para já a prestar qualquer esclarecimento.
“A Renault não fez, ainda, qualquer anúncio oficial [quanto ao novo concessionário da marca para o distrito de Leiria], pelo que neste momento não temos mais informações a dar”, diz a marca francesa. Conforme noticiado pelo JORNAL DE LEIRIA no Verão do ano passado, a Lizauto vai deixar de representar as marcas francesas em Julho deste ano.
[LER_MAIS] “A Renault Portugal denunciou o contrato de representação das marcas Renault e Dacia, por parte da Lizauto, com dois anos de pré-aviso. Este período termina em Julho de 2020”, confirmou na altura fonte da empresa, que adiantou que as razões desta decisão não seriam tornadas públicas. Avançava ainda que o nome do novo concessionário também não seria revelado enquanto o contrato com a Lizauto vigorasse.
Aquele que é hoje o grupo MCoutinho teve a sua génese em 1956, quando Manuel Moreira Coutinho se constituiu como agente Ford. Em 1977 foi criada a MCoutinho Automóveis e de então para cá o grupo não tem parado de alargar a sua actividade e de crescer.
Actualmente, segundo informação disponível no seu site, representa 18 marcas de automóveis e tem 48 pontos de venda, a que se juntam mais oito de venda de usados, nos distritos de Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu e Coimbra. Tem ainda nove centro especializados em colisão e dois centros logísticos de peças. Emprega cerca de 770 pessoas e regista um volume de negócios de 222 milhões de euros.
Quanto à Lizauto, iniciou a sua actividade em meados do século passado e tem uma “longa experiência na actividade do retalho e reparação automóvel”. Nas suas instalações do Barruivo, Leiria, presta serviços de vendas de veículos novos e de ocasião, dispõe de armazém de peças, de oficinas de colisão e de mecânica e de serviços de carroçaria rápida, entre outros, segundo informação disponível no site. É uma das maiores empresas do distrito (76.ª entre as 250 maiores) e em 2018 empregava 79 pessoas, registando vendas na ordem dos 22 milhões de euros.