Tornar cada experiência gastronómica única são os objectivos dos espaços de restauração que têm nascido na região de Leiria e que, além da variedade de pratos, oferecem aos clientes a possibilidade de apreciarem exposições, participarem em workshops ou ouvir música ao vivo.
Coletivo é o nome do estabelecimento situado no edifício do Turismo de Caldas da Rainha, onde Tatiana Henriques concentra quatro restaurantes, que partilham a mesma cozinha. Chamam-se aBraz, El Bicho, Hmmmmburguer e Shico Pregaria e têm, cada qual, um diferenciado cardápio, de forma a que cada família ou grupo de amigos possa partilhar inúmeras combinações possíveis, entre tacos, pregos, hambúrgueres de carne maturada ou propostas confeccionadas à Braz.
“O meu objectivo é sempre criar conceitos inovadores e proporcionar experiências únicas”, salienta a gerente. “E é nesse sentido que a cada dois ou três dias mudamos a disposição da sala”, conta Tatiana, que fala também sobre os workshops, exposições e [LER_MAIS]todo o conjunto de eventos promovido no Coletivo, que transmitem essa ideia de novidade a cada refeição.
E as surpresas não param, nota a responsável, adiantando que, a partir de Maio, o Coletivo passará a ter esplanada, fazendo crescer de 40 para 90 pessoas a capacidade do estabelecimento. Uma expansão que também vai carecer de mais recursos humanos a juntar à actual equipa de cinco elementos.
Com a inauguração do House 51, num antigo edifício em frente ao mosteiro, também a cidade de Alcobaça ganhou um novo ponto de encontro gastronómico, onde família e amigos se podem reunir para saborear “pratos deliciosos” e, em várias ocasiões, escutar música ao vivo. Bolo de caco com queijo e tinta de choco e argolas de cebola do Valado com molho picante são alguns dos snacks desta casa, que tem, entre outras especialidades, a “púcara no frango” e o bacalhau amarelo, conta Orlando Bento, pai de Dário e de Sofia Bento, jovens de 25 e de 24 anos, que são sócio-gerentes do House 51.
Aqui a ideia é permitir que, depois do jantar, os clientes fiquem para um serão cultural.
Brevemente, haverá noite temática de letras e de poesia cantada, adianta Orlando. Foi criado em 2017, no centro de Ansião, mas abriu recentemente com nova imagem, novo espaço e nova ementa. Chama-se Tarouca Gastrobar, é gerido por Isabel Pires, e disponibiliza, entre outras novidades, hambúrgueres black angus ou de novilho em bolo do caco branco, preto ou verde, e ainda tapas, petiscos ou tostas em pão alentejano. Na nova sala “com ambiente de lounge sofisticado, mais privada e acolhedora”, convida-se a “relaxar e desfrutar de um vinho, um gin ou um cocktail com os amigos” num horário alargado até às duas da manhã.
Quanto à nova imagem e decoração, “representa o espírito gastronómico e cultural que se pretende viver e envolver quem visita esta casa”, nota a gerência deste espaço, que também tem serviço de take away ou delivery de pequenos-almoços. Tarouca Gastrobar gerou seis postos de trabalho.