Após ter aderido ao Balcão Único do Prédio (BUPi) em Junho, o município de Pombal anunciou esta terça-feira, 14 de Setembro, ser o concelho do País com o maior número de georreferenciações iniciadas no mês de Agosto.
A autarquia contabilizou um total de 653, tendo já um registo acumulado de 1088 prédios rústicos e mistos omissos cadastrados.
O BUPi funciona no Edifício dos Serviços Técnicos da Câmara Municipal de Pombal, e pode ser utilizado de forma presencial ou através da plataforma online.
Ali, além do acesso às informações sobre as propriedades e os respectivos donos, os proprietários podem fazer a georreferenciação e registar os seus terrenos.
Em comunicado enviado ao JORNAL DE LEIRIA, a autarquia refere que o objectivo da proposta é “proteger e valorizar as propriedades, através de um melhor planeamento” e de uma “gestão sustentável do território”, permitindo, por exemplo uma maior prevenção de incêndios.
Segundo o município, está a decorrer um “concurso público internacional para a aquisição de serviços, para a representação georreferenciada do cadastro geométrico da propriedade rústica ou cadastro predial”.
A iniciativa tem um valor base de 373.750,00 euros e surgiu dada a necessidade de a região dispor de um sistema de cadastro predial rústico, que facilite o acesso à informação relacionada com os imóveis, os seus limites e até os seus proprietários.